29/08/2025 14h40

Jaguaré recebe 2º Dia de Campo do Projeto Mulheres do Café

O município de Jaguaré, no Norte do Espírito Santo, receberá, na próxima quinta-feira (4), o 2º Dia de Campo do Projeto Mulheres do Café. O evento acontecerá das 12h30 às 17h, na Fazenda Valmar, no Córrego das Abóboras, reunindo cafeicultoras para uma programação voltada ao fortalecimento da produção, à sustentabilidade e ao protagonismo feminino na cafeicultura.

A ação é realizada por meio do projeto “Mulheres do Café: igualdade de gênero e agregação de valor na cafeicultura capixaba”, que é coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e integra o Programa Inovagro, conduzido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

No evento, as participantes terão acesso a estações temáticas com especialistas que abordarão assuntos como nutrição do cafeeiro, manejo inteligente de irrigação, produção de mudas e práticas sustentáveis para a cafeicultura. A programação contará ainda com a participação especial da agrônoma e influenciadora digital Luiza Bonomo Trés, que ministrará a palestra “Gestando Café: a arte feminina de cultivar, cuidar e liderar”.

"Escolhemos Jaguaré para sediar esta edição por ser um dos municípios que simbolizam a força da cafeicultura no Norte capixaba. O Dia de Campo tem como propósito apresentar às participantes tecnologias e práticas modernas de produção, além de fomentar a integração e o intercâmbio de experiências. Nosso objetivo é contribuir para que as cafeicultoras ampliem sua autonomia, dominem técnicas produtivas e reafirmem, cada vez mais, seu protagonismo na cadeia cafeeira", afirma a engenheira agrônoma do Incaper Patrícia da Matta Campbell, coordenadora do Projeto Mulheres do Café.

“O Dia de Campo sobre Café para Mulheres é uma das metodologias previstas no projeto, com objetivo de reforçarmos o papel estratégico da mulher na produção de café, ampliando oportunidades, acesso a tecnologias, conhecimento e fortalecendo a agricultura capixaba”, destacou a gerente de programas e projetos sustentáveis da Seag e membro da equipe do projeto, Patrícia Ferraz.

Iniciado em 2024, o projeto Mulheres do Café já registra mais de 2 mil atendimentos a cafeicultoras de diferentes regiões do Espírito Santo, por meio de atividades de capacitação técnica e incentivo à produção de cafés especiais. A iniciativa vem ampliando a visibilidade do trabalho feminino e fortalecendo a participação das mulheres na cafeicultura capixaba.

A primeira edição do Dia de Campo do projeto, realizada no ano passado, no município de São José do Calçado, reuniu mais de 200 participantes interessadas em aprimorar técnicas de produção, com palestras e oficinas conduzidas por especialistas.

2º Dia de Campo do Projeto Mulheres do Café
Quando: Quinta-feira (04/09)
Local: Fazenda Valmar de Maria José e Valdinei Astori – Córrego das Abóboras – Jaguaré/ES

Programação

12h30 – Inscrição e recepção

13h – Abertura

13h20 – Gestando Café: a arte feminina de cultivar, cuidar e liderar – Luiza Bonomo Trés (Cafeicultura)

13h40 – Mulheres do Café – Patrícia da Matta Campbell (Incaper)

14h – Estações:

Estação 1 – Nutrição do cafeeiro com adubo organomineral – Daniela Viana da Silva (Natufert)

Estação 2 – Manejo de irrigação inteligente – Wilson Rabelo Neto (Smartirriga)

Estação 3 – Sustentabilidade na cafeicultura – Bruna Xavier Rocha (OFI)

Estação 4 – Paper pot para produção de mudas de café – Flávio Lucindo Modesto (Viveiro Dondini)

17h – Encerramento


Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper