04/11/2019 09h21 - Atualizado em 04/11/2019 12h26

Língua Portuguesa: fundamental para a vida no campo e na cidade

Foto: Incaper
José Alves dos Santos, vencedor do concurso de frases, ladeado por Sheila Posse, gerente da GTTC, e pelo revisor Marcos Roberto da Costa.

Destacar o valor da Língua Portuguesa não apenas como expressão de identidade cultural, mas também como ferramenta fundamental de comunicação que perpassa todas as atividades humanas. Este foi o objetivo do evento em comemoração ao Dia Nacional da Língua Portuguesa realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) na última quinta-feira (31).

O evento, organizado pela Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC), contou com a participação de 52 pessoas, entre servidores, estudantes e outros interessados. Na programação, atividades variadas como palestras, concurso da melhor frase sobre a Língua Portuguesa e banca de troca de livros.

O palestrante convidado foi o professor Francisco Aurélio Ribeiro, membro da Academia Espírito-santense de Letras. Ele abordou o tema “A importância da língua portuguesa nos tempos digitais”, tratando, entre outros assuntos, do uso de palavras estrangeiras. “É a língua que nos conduz e é por ela que somos conduzidos. Eu acredito que o melhor desempenho de cada pessoa tem que ser a partir do momento em que ela reflete sobre o uso da língua, seja na forma escrita ou falada”, disse o professor.

O revisor de textos do Incaper e idealizador do evento, Marcos Roberto da Costa, ministrou a palestra “Hífen: bem-vindo, bem vindo ou não? ”. Ele abordou as regras e exceções quanto ao uso do hífen conforme o Novo Acordo Ortográfico.

“A língua é um instrumento de comunicação inerente a qualquer atividade humana. Mesmo estando em um Instituto cujo foco é a agricultura, em nenhum momento a língua é algo que esteja fora do contexto, já que nós precisamos dela para que essa comunicação se efetive em todos os departamentos”, disse Costa.

O evento contou com o apoio do Instituto Capixaba de Ciências e Administração e da Fundagres.

Banca de troca de livros e concurso de frases do varal da Língua Portuguesa

“Minha Língua, meu pensar, minha expressão, um sentido no viver”. A frase do estudante José Alves dos Santos foi a vencedora do concurso de frases alusivas à Língua Portuguesa.

O concurso foi uma das atrações do evento. Os participantes foram convidados a escrever uma frase alusiva à Língua Portuguesa. As frases ficaram expostas num varal e uma comissão elegeu a mais interessante.

“Como falante de Língua Portuguesa é maravilhoso ver nossa língua sendo tratada com honrarias. Para mim é importante saber que, fora da área educacional, as pessoas dão muita importância e valorizam a nossa língua”, disse o autor da frase vencedora, que cursa o 5° período do curso de Letras na Faculdade Saberes.

Uma banca de troca de livros permitiu o intercâmbio de publicações: leitores entregavam um título e poderiam levar outro de seu interesse.

Sobre a Língua Portuguesa

O Português é língua oficial em nove países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O idioma ocupa a quinta colocação entre as línguas mais faladas no planeta e, portanto, dispõe de posição relevante no cenário mundial.

No Brasil, o Dia Nacional da Língua Portuguesa foi estabelecido por meio da Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, cuja comemoração é realizada no dia 5 de novembro, com o intuito de valorizar o nosso idioma, assim como desenvolver a cultura da Língua Portuguesa em nosso país.

A língua é uma forma de interpretar a realidade, de caracterizar tudo que nos rodeira, de interagir socialmente. É também identidade, um sistema de signos característicos aos membros de uma dada comunidade. Daí vem a centralidade da língua diante de uma necessidade natural dos seres humanos, ou seja, a comunicação.

Texto: Juliana Esteves, Cássio Simão e Marcos Roberto da Costa
Informações à imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Vanessa Capucho
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865
juliana.esteves@incaper.es.gov.br / vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Twitter: @incaper
Instagram: @incaper_es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper