03/11/2016 16h02 - Atualizado em 03/11/2016 16h05

Mais de 400 pessoas participam de 18º encontro de produtores de café

Mais de 400 pessoas participaram do 18º encontro de produtores de café em João Neiva. A reunião foi realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) junto com a prefeitura do local. Na mesma ocasião – devido a uma demanda dos agricultores do município – também aconteceu o 2º encontro de pecuária de leite.

“A ação levou aos produtores novidades sobre o manejo da cafeicultura e da pecuária de leite. Neste ano o tema chave das palestras foi a crise hídrica”, lembrou o extensionista do Incaper, Gustavo Ferreira Moulin.

A Presidente do Comitê de Bacias do Litoral Centro-Norte, Deisy Silva Corrêa palestrou sobre manejo de água na agropecuária. O Zootecnista do escritório local do Incaper de São José do Calçado, Hebert Vasconcellos Ferreira discorreu sobre a alimentação de vacas no período de estiagem. Já o pesquisador do Incaper, Abraão Carlos Verdin Filho, lotado na Fazenda Experimental de Marilândia, destacou sobre as técnicas de manejo da lavoura de conilon em períodos secos.

“A ação teve o mérito de despertar as pessoas, em uma época crítica, para a tomada de consciência sobre o importante tema abordado. Além disso, mostra para a população que, apesar das dificuldades que existem, o trabalho realizado pelos servidores do Incaper, o que estimula essas pessoas a cada vez mais procurarem apoio do Instituto”, disse o extensionista do escritório local de João Neiva, Fabio Selva Stelzer.

Crise Hídrica

O Incaper busca incentivar a produção agropecuária com foco na sustentabilidade e nas inovações tecnológicas. Para isso, auxilia o seu público no sentido de adotar as boas práticas de manejo do solo e da água, tais como: implantação de caixas secas em carreadores e estradas vicinais para coletar as águas da chuva e promover a recarga dos lençóis freáticos; adequação e manejo dos sistemas de irrigação com otimização da água aplicada aos cultivos, visando o uso racional dos recursos hídricos; construção de pequenas barragens para armazenamento de água na propriedade; manejo de roçadas nas lavouras de forma a manter o solo coberto para redução do processo erosivo e melhoria da capacidade de retenção de água do solo; manutenção e ampliação da cobertura florestal e recomendação de cultivo utilizando variedades tolerante à seca; dentre outras práticas que propiciem um melhor manejo e conservação do solo e da água.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br