14/07/2016 14h03

Manejo fitossanitário alternativo é tema de projeto aprovado pela Fapes

O projeto é do pesquisador do Incaper, José Salazar Zanuncio Junior, e foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Espírito Santo (Fapes).

Desenvolver e popularizar métodos de manejo alternativo de pragas e doenças adaptados à agricultura familiar a partir da realidade do jovem rural das Escolas Família Agrícola (EFA’s). Esse é o objetivo do projeto do pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) José Salazar Zanuncio Junior, que foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Espírito Santo (Fapes).

A demanda por alimentos certificados e isentos de resíduos de pesticidas tem pressionado o modelo convencional agrícola a constantes reavaliações de seus métodos de produção. A aplicabilidade e o sucesso do controle biológico de pragas dependem da utilização em programas de Manejo Integrado de Pragas (MIP), com a associação de outros métodos como o uso de caldas fitoprotetoras e armadilhas.

O projeto é de grande importância para a agricultura capixaba, pois vai gerar novos métodos de controle de pragas e doenças que tenham menor impacto no meio ambiente, que sejam passíveis de utilização na agricultura orgânica, permitindo produção de alimentos isentos de resíduos de agrotóxicos.

Participação dos alunos

Os alunos das EFA's são filhos de agricultores que buscam na escola o aprendizado para desenvolver o processo produtivo no meio sociofamiliar. “Incentivar estes jovens a adotar as boas práticas agrícolas, por meio das pesquisas que irão desenvolver na escola e na propriedade, é fundamental para que possamos mudar o panorama da agricultura no Estado, tão degradada pelo uso excessivo de agrotóxicos e simplificação do sistema”, ressaltou o pesquisador. Este projeto irá contribuir, também, para a formação técnica destes jovens, introduzindo-os no meio científico e ao mesmo tempo aprofundando o conhecimento sobre a entomologia e o controle biológico como ferramentas para a produção de alimentos saudáveis”.

Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho