03/05/2017 09h40

Marechal Floriano faz dia de campo sobre a cultura da banana

Foto: Incaper / Marechal Floriano
Os produtores estiveram na lavoura da família Krüger, em Marechal Floriano.

O cultivo de banana vem crescendo a cada ano no município de Marechal Floriano. A fruta tornou-se excelente alternativa para diversificar a produção: o município já possui uma área estimada de mil hectares dedicados ao cultivo de bananeiras e produz em torno de 150 mil caixas de bananas por ano, principalmente do tipo “Terra”.

Para contribuir com o aperfeiçoamento técnico da atividade, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Marechal Floriano e o ELDR de Alfredo Chaves se uniram para promover um Dia de Campo a respeito do cultivo de bananeiras. O evento foi realizado na propriedade da família Krüger, na localidade de Alto de Santa Maria, e contou com a presença de mais de 70 participantes, entre técnicos e produtores.

Foram realizadas três estações de trabalho. O engenheiro agrônomo do Incaper Alciro Lamão Lazzarini falou sobre o manejo da cultura de diferentes variedades de banana. Ele destacou que o município de Marechal Floriano possui condições de clima e solo favoráveis ao cultivo de bananas, o que proporciona produtividade elevada e produção de frutos com alta qualidade.

O pesquisador do Incaper Elcio Costa falou sobre o manejo correto da cultura da bananeira. Aspectos como espaçamento, poda, desbrota e nutrição das plantas, tanto orgânica quanto química, que vai interferir diretamente na incidência de doenças. O pesquisador destacou que, quando as práticas agrícolas adequadas são adotadas, não há necessidade de controle químico, o que garante ainda mais sustentabilidade à produção.

A última estação de trabalho foi coordenada pelo engenheiro agrônomo da Prefeitura de Marechal Floriano Saulo Ramon. Ele apresentou na prática uma lavoura que utiliza a irrigação por microaspersão, e tratou importância da irrigação para a obtenção de produtividades elevadas e com qualidade.

“As bananas cultivadas em Marechal Floriano abastecem o mercado interno e também são vendidas para Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiás. Uma característica importante do cultivo da banana em Marechal é que, na sua grande maioria, ele é realizado consorciado com a cultura do café arábica. Assim, no momento da renovação da lavoura do café com a poda, a cultura da banana é implantada para diversificação, ajuda na formação da lavoura, conserva o solo, traz renda extra e ainda a banana protege as brotações do café de doenças como a mancha-de-phoma fazendo a proteção do tipo guarda-chuva”, disse César Krohling, extensionista do Incaper em Marechal Floriano. As bananas produzidas na propriedade da família foram parte do cardápio oferecido aos participantes no final do evento.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper