29/10/2021 15h26 - Atualizado em 29/10/2021 15h45

Marilândia recebe evento de lançamento de Tecnologias para Café Conilon

Foto: arquivo/Incaper
O Espírito Santo é o maior produtor nacional de café conilon, com produção aproximada de 10 milhões de sacas por ano.

Na manhã da próxima sexta-feira (05), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura Municipal de Marilândia, realizará o evento de lançamento de tecnologias para café conilon adaptáveis ao Estado. A novidade acontece na Fazenda Experimental do Incaper do município.

Na ocasião, serão lançadas quatro tecnologias que visam reduzir custos, facilitar o manejo das lavouras e melhorar as condições de vida dos produtores rurais, de forma sustentável. São elas: a indicação de um porta enxerto de conilon tolerante a nematoides, a apresentação das novas dimensões de estaquinhas clonais para a produção de mudas de café conilon, a metodologia para a indução de hastes em mudas seminais de café conilon e orientações a respeito Manejo e controle de nematoides em Coffea canéfora.

Dentre os principais objetivos do evento estão a difusão dos avanços tecnológicos e as novas oportunidades de negócios para todos os agentes da cadeia produtiva do café, o estimulo ao agronegócio da cafeicultura no Espírito Santo e a troca de experiências entre os vários atores da cadeia produtiva do café. Para isso, o público contará com dias de campo que serão divididos em estações e palestras que abordarão as tecnologias em questão. Durante o evento serão disponibilizados, pela manhã, um lanche para todos aos participantes e almoço para os inscritos no evento.

Confira a programação completa:

Data: 05/11 (sexta-feira)
Horário: a partir das 7h30
Local: Fazenda Experimental de Marilândia - Incaper

7h30

Recepção e credenciamento dos participantes

8h30

Solenidade de abertura

9h30

Dia campo – Estação 01 (microterraceamento em áreas de plantio com café conilon) (Grupo A)

9h30

Dia campo – Estação 02 (Resultados inicias de clones de Rondônia) (Grupo B)

10h20

Dia campo – Estação 01 (microterraceamento em áreas de plantio com café conilon) (Grupo B)

10h20

Dia campo – Estação 02 (Resultados inicias de clones de Rondônia) (Grupo A)

11h

Almoço/Visitação aos Stands

13h

Palestra 01 - Porta enxerto de café conilon tolerante a nematoides. Cultivar ES8161 Goytacá: uma opção para o manejo e controle dos nematoides-das-galhas- do cafeeiro conilon.
Palestrante: Inobert de Melo Lima (pesquisador do Incaper).

13h30

Palestra 02 - Novas dimensões para estaquinhas clonais de café conilon.
Palestrante: Abraão Carlos Verdin Filho (pesquisador do Incaper).

14h

Palestra 03 - Indução de hastes em mudas seminais de café conilon no viveiro.
Palestrante: Paulo Sérgio Volpi (pesquisador do Incaper).

14h30

Solenidade de Encerramento