25/05/2023 17h00 - Atualizado em 25/05/2023 17h13

Meteorologistas do Incaper participam da III Reunião de Avaliação do Monitor de Secas da ANA

Foto: Foto: Incaper.
Servidores do Incaper presentes na III Reunião de Avaliação do Monitor de Secas do Brasil, promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). O evento aconteceu na sede do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), na cidade do Rio de Janeiro.

Nesta semana, integrantes da Coordenação de Meteorologia (CMET) do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participaram III Reunião de Avaliação do Monitor de Secas do Brasil, promovido pela Agência Nacional de Águas e do Saneamento Básico (ANA) e pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), na Sede do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), na cidade do Rio de Janeiro.

O enfoque da reunião foi aprimorar as técnicas de avaliação da dinâmica das secas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, em processos evolutivos e regressivos do fenômeno.

Os meteorologistas presentes Thábata Teixeira Brito de Medeiros e Hugo Ely dos Anjos Ramos são membros da equipe do traçado dos mapas do Monitor de Secas e representaram o Incaper no evento.

Na ocasião, ambos apresentaram o Informativo de acompanhamento mensal do Monitor de Secas para o Espírito Santo, além de trocar experiências com diversas instituições das regiões Sul e Sudeste do Brasil sobre o acompanhamento e o monitoramento da seca.

Segundo Hugo Ramos, que atualmente coordena a área de meteorologia no Incaper, a seca é um dos fenômenos mais recorrentes no País. “Por conta das mudanças climáticas, os últimos eventos impactaram significativamente a vida dos capixabas. Por esse motivo, aprimorar os conhecimentos para identificar de forma antecipada este fenômeno é fundamental para que o Espírito Santo possa tomar medidas necessárias para o enfrentamento dessas adversidades, tornando o Estado mais resiliente", explicou.

“A nossa participação contribui para que o público compreenda melhor o comportamento do fenômeno, a fim de subsidiar melhores estratégias de enfrentamento”, ressaltou Thábata Brito.

Na ocasião, para fazer uma alusão ao Dia Nacional do Café, que é comemorado anualmente em 24 de maio, os meteorologistas do Incaper presentes na III Reunião de Avaliação do Monitor de Secas do Brasil presentearam os membros da ANA com uma amostra de café do Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes). O Cecafes é uma unidade de referência em cafés especiais no Espírito Santo, com algumas ramificações no Estado.

Acesse o Informativo de Acompanhamento Mensal do Monitor de Secas: https://meteorologia.incaper.es.gov.br/monitordesecas_ES

Texto: Tatiana Toniato Caus

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus / Daniel Borges
(27) 98833-4116 / (27) 3636-9866
tatiana.souza@incaper.es.gov.br / daniel.borges@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper