22/07/2019 11h47

Mudas de Pinus serão distribuídas a produtores da Região Serrana do Estado.

Foto: Seag
Plantas serão distribuídas para os produtores que aderirem ao Pró-Resina, gratuitamente, até o final do ano.

O Governo do Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realiza no dia 25 de julho o “Dia Especial da Cultura do Pinus”. O evento é aberto a todos os técnicos e produtores do Estado e conta a parceria da prefeitura de Marechal Floriano e o Grupo Resinas Brasil (GRB).

O encontro será realizado entre 13h e 17h, na propriedade do Sr. Fábio Guedes, em Victor Hugo, no município de Marechal Floriano. Os participantes poderão conhecer uma cultura em franca produção e tirar dúvidas de como aderir ao programa Pró-Resina.

As ações fazem parte do programa Pró-Resina, de expansão de plantio de Pinus para a produção de goma-resina e de madeira no Estado. O objetivo do programa é expandir a área de plantio de Pinus para cerca de 8 mil hectares em áreas ociosas ou degradadas.

Durante o encontro, os produtores receberão orientações a respeito da produção da goma-resina e quais os requisitos necessários para receber, gratuitamente, as cerca de 250 mudas disponíveis da planta. A distribuição das mudas está prevista para ocorrer em outubro deste ano e serão entregues apenas para produtores rurais interessados em ser fomentados pelo “Grupo Resinas no Estado do Espírito Santo”.

Não há limite pré-definido para quantidade de mudas distribuídas por produtor, o critério será definido caso a caso, com base em análise de produtores e imóveis situados em áreas de aptidão para a cultura.

Na programação estão previstas palestras de apresentação do programa Pró-Resina, informações sobre a produção da Goma Resina e também rendimento e viabilidade econômica da produção de resina.

Para mais informações sobre a realização do evento, o interessado deve entrar em contato com o escritório do Incaper, em Marechal Floriano. O telefone é o (27) 3288-1215. Para obter informações a respeito do Programa Pró-Resina, entrar em contato com a Seag, pelo telefone 3636-3735.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag