22/09/2023 15h39

Mulheres de Alegre e Guaçuí participam de oficina sobre Educação Alimentar e Nutricional

Foto: Incaper
A oficina aconteceu em duas etapas nos laboratórios de Tecnologia de Alimentos da Ufes, para que as mulheres pudessem discutir e aprender mais sobre técnicas de conservação de alimentos produzidos em suas propriedades, para evitar o desperdício, a perda das propriedades nutricionais dos alimentos e a contaminação com agentes microbianos.

Trinta mulheres de Alegre e Guaçuí, no Espírito Santo, participaram da quarta oficina do projeto de extensão rural, aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), sobre Educação Alimentar e Nutricional destinado ao público feminino desses municípios.

A ação aconteceu em parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - Campus de Alegre -, com apoio das prefeituras municipais, sindicatos dos trabalhadores rurais dos municípios envolvidos.

A intenção do projeto é melhorar a saúde e a qualidade de vida das mulheres rurais dos municípios de Guaçuí e Alegre, por meio de estratégias de educação alimentar e nutricional, trabalhando de forma interdisciplinar entre as instituições e comunidades rurais, promovendo um intercâmbio e construção de novos conhecimentos.

A oficina é uma das ações do projeto e aconteceu em duas etapas nos laboratórios de Tecnologia de Alimentos da Ufes, para que as mulheres pudessem discutir e aprender mais sobre técnicas de conservação de alimentos produzidos em suas propriedades, para evitar o desperdício, a perda das propriedades nutricionais dos alimentos e a contaminação com agentes microbianos.

A oficina foi dividida em duas etapas: uma explanação teórica, com trocas de experiências entre as participantes; e outra parte com visitação aos laboratórios de tecnologias de alimentos, onde as participantes tiveram a oportunidade de conhecer e praticar os métodos mais utilizados no dia a dia para conservação de alimentos em nível familiar.

“A oficina veio para contribuir para melhoria da alimentação das famílias rurais, é uma forma de buscar alternativas de aproveitar os alimentos produzidos nas propriedades rurais, com a utilização de métodos de conservação por mais tempo”, lembrou o extensionista do Incaper, Ricardo Eugênio Pinheiro, que faz parte da equipe técnica do projeto.

A Engenheira Agrônomo da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural de Alegre, Maria Aparecida Fernandes, também tem apoiado as realizações das oficinas do projeto.

“A presença das mulheres é bastante expressiva nas atividades diárias da agricultura e estas estão sendo motivadas pelos temas abordados na área de Educação Alimentar e Nutricional, projeto de âmbito muito importante. Pode auxiliá-las e orientá-las, mostrando o seu potencial na economia da sua propriedade e a importância no fortalecimento da sua produção”, disse.

Texto: Tatiana Toniato Caus com informações de Ricardo Eugênio Pinheiro.

Informações à Imprensa:
Tatiana Toniato Caus / Daniel Borges