12/08/2016 09h29 - Atualizado em 12/08/2016 09h44

Muniz Freire comemora 60 anos do Incaper em sessão solene na Câmara Municipal

Equipe do escritório local presta homenagens a servidores aposentados do Incaper.

Em comemoração aos 60 anos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o escritório local de Muniz Freire participou de uma sessão solene na Câmara Municipal alusiva à data. Na ocasião, foram apresentados os principais resultados e ações do Instituto a autoridades, agricultores e lideranças de agricultores.

De acordo com o chefe do escritório local de Muniz Freire, Leandro Mendel da Cruz, aproximadamente 40 pessoas participaram da sessão. “Apresentamos os resultados do escritório em 2015 e os números de 2016 até o mês de junho. Destacamos a importância das parcerias institucionais e relembramos a história do Incaper desde os tempos da Acares”, disse Leandro.

Durante a solenidade, foram homenageados, pelo escritório local, servidores aposentados do Incaper que atuaram em Muniz Freire, entre eles, Paulo Roberto Lougon, Delcio de Oliveira, João Carlos Fosse e Luiza Aparecida de Castro Frigulha.

Ao final da sessão, o presidente da câmara fez a entrega de uma Placa em homenagem pelos 60 anos do Incaper à equipe do escritório local. Os vereadores ressaltaram a importância do Instituto para o desenvolvimento da agricultura municipal e elogiaram os serviços prestados pelos servidores.

Entre os principais parceiros presentes estiveram representantes da Prefeitura de Muniz Freire, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muniz Freire, do Sindicato Rural Patronal, de Associações e cooperativas.

Atuação do Incaper

Em Muniz Freire, a atuação do Incaper destaca-se na melhoria da produção e da qualidade de cafés arábica e conilon; na diversificação da produção, com atividades de fruticultura, olericultura, palmáceas, piscicultura, avicultura e culturas alimentares; na adequação ambiental de propriedades; no associativismo e no cooperativismo e na pecuária.

O município ainda realiza excursões técnicas, dias de campo, distribuição de mudas e sementes, diagnósticos rurais participativos e inclusão produtiva por meio do Programa Brasil Sem Miséria, em parceria com o Governo Federal. Além disso, o escritório local auxilia na participação e organização de eventos municipais, como concursos de qualidade de cafés arábica e conilon, seminário café com leite, feira de bezerras e concursos leiteiros.

Em 2015, foram assistidos 935 agricultores sem repetição e 1640 com repetição, além de 10 Organizações sociais (07 associações, 02 cooperativas e 01 conselho). Neste ano, já foram atendidos 726 agricultores sem repetição no município.

A equipe do escritório do Incaper é formada pelos engenheiros agrônomos Leandro Mendel da Cruz e José Carlos Menossi; pelos técnicos em desenvolvimento rural Tarcísio Feleti de Castro e Rodrigo Cândido Celestino e pelo assistente de suporte Everton Soares da Silva.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br