22/05/2019 10h58

Muniz Freire recebe o 1º Seminário de Cafés Especiais

O extensionista do Incaper, Fabiano Tristão Alixandre, ministrou a palestra “Passo a passo para a produção de cafés finos para concursos”.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, realizou o 1º Seminário de Cafés Especiais e o Lançamento do 12º Concurso de Cafés de Qualidade de Muniz Freire. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores do município e reuniu aproximadamente 80 agricultores.

O foco principal do Seminário foi orientar os pequenos produtores para técnicas de produção de cafés especiais, com o objetivo de gerar renda da atividade cafeeira, aumentando a qualidade de vida.

O evento contou com a palestra do pesquisador do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Lucas Louzada Pereira, com o tema “Construção de perfis sensoriais a partir da fermentação do café”, que mostrou como é o processo de fermentação para chegar a um café de qualidade.

Já o extensionista do Incaper, Fabiano Tristão Alixandre, ministrou a palestra “Passo a passo para a produção de cafés finos para concursos” que abordou entre outros temas, a interação clima ambiente para cultivar o café.

“O seminário foi bom, os produtores estão interessados em produzir café com qualidade. O evento atingiu o objetivo que é dar o caminho para produzir esse café. Houve muita interação, troca de informações e experiências, estamos animados com o concurso desse ano”, afirmou o coordenador do CLDR de Muniz Freire, Leandro Mendel da Cruz.

O extensionista do Incaper e organizador do evento, Rodrigo Cândido Celestino, também fez uma avaliação positiva. “Por ser o primeiro seminário realizado no município, a expectativa foi muito boa, vendo que os produtores estão animados a produzir dentro das técnicas ensinadas, sendo assim, isso gera um bom resultado de melhoria para eles”, disse Celestino.

Concurso

O município de Muniz Freire, que tem a cafeicultura como principal atividade econômica, lançou 12º Concurso de Café Arábica e o 6º de Café Conilon. No evento, foi feita a leitura do regulamento e esclarecimento de dúvidas dos agricultores. Para se inscreverem, os interessados têm que comparecer ao escritório local do Incaper de Muniz Freire ou no Centro de Apoio ao Cafeicultor (antiga creche municipal).

Texto: Cássio Simão

Juliana Esteves