17/07/2017 13h59 - Atualizado em 17/07/2017 14h06

No Sul do Estado agricultores recebem capacitação sobre produção de Videiras

Foto: Cesar Abel.

A propriedade do produtor Antônio Rigoni, na comunidade de São Cristóvão, localizada no município de Marechal Floriano, no Sul do Estado, recebeu aproximadamente 60 pessoas para um dia de campo sobre a cultura da videira. Participaram da capacitação agricultores familiares, técnicos e alunos da Escola Técnica de Araguaia.

O evento foi realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela Secretaria Municipal de Agricultura.

Os assuntos abordados foram divididos em três estações. Na primeira, o produtor Jandir Gratieri, da Associação Produtores de Inhame de São Bento de Urânia (APISBES), de Alfredo Chaves, falou sobre implantação de pomar da videira, escolha do local, análise de solo, adubação de cova, seleção e escolha do cavalo (porta-enxerto) e plantio. Em seguida, foi feita uma demonstração da poda de formação e de produção.

Na segunda estação o Pesquisador do Incaper Hélcio Costa, do Centro Serrano, falou dos cuidados para o controle das doenças da videira. Ele deu destaque para a principal doença da cultura, o míldio da videira, mas que quando manejado corretamente não causa prejuízos nas lavouras.

Hélcio pediu aos produtores que quando forem visitar agricultores em outras localidades não levem material vegetal, pois podem conter fungos e bactérias que ainda não estão presentes no município.

O produtor da região Lino Stein falou que em sua propriedade não usa agrotóxicos e tem tido um ótimo resultado com o manejo da doença da videira usando, por exemplo, o fosfito de potássio.

O engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura do Estado Saulo Ramon falou sobre o manejo da irrigação nas videiras. “O melhor sistema utilizado é o de gotejamento, pois além da economia de água permite o uso dos adubos via água de irrigação”, explicou.

No final do dia de campo todos os presentes tiveram um momento de confraternização e troca de experiências. O casal Antônio e Maria Rigoni agradeceu a presença de todos. Os agricultores anfitriões disseram que ficaram muito felizes em poder colocar a propriedade à disposição dos produtores para divulgar tecnologias.

O Técnico do Incaper Ubaldino Saraiva finalizou o evento com a distribuição de porta-enxerto da videira IAC- 766 aos produtores que querem iniciar na atividade. A doação foi do produtor Alaides Luiz Taufer.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br