28/06/2017 16h04 - Atualizado em 28/06/2017 16h11

Norte do Estado realiza o último seminário regional sobre compras governamentais da agricultura familiar

Foto: Tatiana Caus/Incaper

O município de Barra de São Francisco, no Norte do Estado, marcou o encerramento dos seminários regionais de Compras Governamentais da Agricultura Familiar na tarde dessa terça-feira (27). Ao longo do mês de junho, foram mais de 300 pessoas orientadas quanto a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para os municípios. O evento aconteceu na Secretaria Municipal de Educação.

A realização evento deu-se por meio da parceria entre a vice governadoria do Estado; a Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag); o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); a Comissão Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Estado (Ales); o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae); o Fosemag; a Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado (OCB-ES); a União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Espírito Santo (Fetaes).

Ao todo foram realizados outros quatro seminários, divididos regionalmente em São Mateus, Santa Teresa, Cachoeiro de Itapemirim e Barra de São Francisco. Participaram aproximadamente 80 pessoas em cada seminário como agricultores familiares, pessoas envolvidas diretamente com as chamadas públicas nos municípios, nutricionistas, profissionais ligados à educação, técnicos da agricultura, profissionais administrativos e autoridades locais.

O PNAE é o maior e mais antigo programa de alimentação escolar do mundo. A criação de um importante canal de comercialização e incentivo à diversificação produtiva nas propriedades, incentivo à organização e associação das famílias agricultoras e valorização da produção agrícola, estão entre as vantagens da inclusão dos alimentos produzidos pela agricultura familiar.

A programação contou com palestras a respeito da importância do programa para comercialização dos produtos da agricultura familiar, os resultados de auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), um panorama das cooperativas da agricultura familiar, além da apresentação de uma experiência exitosa no município de Alegre, no sul do Estado.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Rural da prefeitura de Alegre, Rodrigo Vargas, o município atingiu 100% da compra dos produtos da agricultura familiar, além da diversificação de alimentos que só cresce, com mais de 30 tipos deles, entregues direto na Secretaria de Educação, que se encarrega de distribuir para as escolas. “Alegre foi o primeiro município a iniciar as entregas da agricultura familiar, na Associação da comunidade Feliz Lembrança. É um município que obteve, nos últimos anos, um fomento ao empreendedorismo o que fortaleceu a agricultura familiar, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o PNAE”.

“Quando nos colocamos a disposição a participar dos seminários, foi no intuito de trazer oportunidades e leva-las para todos os municípios do Estado. Levantamos a bandeira do PNAE, sabendo que a nossa base econômica é a agricultura familiar. O nosso objetivo é chegar a 100% dessas entregas, o que movimenta a economia local”, reforçou o presidente do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Espírito Santo (Fosemag), Jorge Natali.

“As nossas expectativas foram atendidas. Tivemos ampla participação e debates que proporcionaram o nivelamento das informações para o avanço do PNAE. Entre os encaminhamentos, sugerimos a criação de uma Comissão Municipal para planejar as ações locais. Esperamos que ainda este ano, os 18 municípios que não atingiram o mínimo de 30% estabelecido em lei para adquirir os produtos da agricultura familiar atinjam esse patamar e os demais possam utilizar 100% dos recursos federais para a mesma finalidade. Ganham com isso os estudantes, a economia local e os agricultores familiares”, reforçou assessor de projetos rurais da vice governadoria, Luiz Carlos Leonardi Bricalli.

Ao final do evento todos puderam desfrutar de uma mesa de lanches com alimentos oriundos da agricultura familiar.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br