15/10/2018 15h52

O cultivo do abacaxi é tema de dia de campo em Sooretama

Foto: Arquivo / Incaper
O abacaxi Vitória, desenvolvido pelo Incaper, também será tema do evento.

Para muita gente, abacaxi é sinônimo de problema. Mas para os agricultores capixabas, o fruto só dá alegria. E para melhorar os resultados obtidos com a cultura no Estado, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vai realizar um Dia de Campo: O Cultivo do Abacaxi – Variedades Vitória e Pérola.

O evento será realizado nesta quinta-feira (18) na Fazenda Experimental do Incaper de Sooretama, no Norte do Estado. Os temas “Manejo de pragas e doenças”, “Seleção de mudas e escalonamento da produção” e “Manejo de plantas invasoras” serão abordados no evento. A pesquisadora do Incaper Sara Dousseau Arantes e o mestrando da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) bolsista no Incaper Felipe de Tássio Gonçalves de Oliveira, são presenças confirmadas.

As variedades Vitória e Pérola são as mais cultivadas no Espírito Santo. O Estado deve colher este ano 46.096 toneladas de abacaxi, 12,06% a mais do que no ano passado. Além da produção, a área cultivada também aumentou: atualmente são 2.423 hectares dedicados ao cultivo do abacaxi no Estado, 0,3% a mais do que no ano passado.

Abacaxi Vitória

A variedade desenvolvida pelo Incaper é resistente à fusariose, doença que pode levar à perda de até 40% dos frutos. A fruta também possui outros atributos: a polpa é branca, doce e suculenta, tem pouco miolo e folhas sem espinhos, o que facilita os tratos culturais. As publicações do Incaper relacionadas ao abacaxi Vitória estão disponíveis na Biblioteca Rui Tendinha: https://bibliotecaruitendinha.incaper.es.gov.br

 

Dia de campo: O Cultivo do Abacaxi - Variedades Vitória e Pérola

Data: 18 de outubro

Hora: 08h às 11h30

Local: Fazenda Experimental do Incaper - Rod. BR 101 Norte, km 116 - estrada para o Juncado – Sooretama, ES

 

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves 
Tel.: (27) 3636-9881
Twitter: @incaperFacebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper