29/01/2021 11h15 - Atualizado em 29/01/2021 13h06

Laranja da Terra recebe pela primeira vez cestas do Programa de Compra Direta de Alimentos

O município de Laranja da Terra foi contemplado, pela primeira vez, com a entrega de cestas verdes do Programa de Compra Direta de Alimentos (CDA), da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Desenvolvimento Social (Setades). A conquista é fruto do projeto elaborado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura de Laranja da Terra

Nesta primeira etapa de entrega, serão beneficiadas 55 famílias em vulnerabilidade alimentar do município. As cestas verdes, com cerca de 27 produtos, serão distribuídas mensalmente ao longo de 2021. A primeira cesta foi composta por alimentos, como pitaya, alface, couve, cebolinha, goiaba, inhame, alho, batata doce, limão, tomate, berinjela, quiabo, manga, entre outros.

Os alimentos verdes foram comprados de agricultores familiares de Laranja da Terra. Para o extensionista do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper do município, Marcelino de Melo, a inserção dos produtores no CDA promove o aumento da renda e também um incentivo para a participação de outros programas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O projeto de inclusão de Laranja da Terra no CDA foi idealizado e elaborado pelo extensionista do Incaper, Marcelino de Melo, em conjunto com o ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jeferson Jarke, atual vereador do município. O CDA tem como objetivo a promoção e consolidação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito do Sistema Integrado de Segurança Alimentar e Nutricional do Espírito Santo (SISAN).

“A participação inédita do município no CDA alia a geração de renda no campo à segurança alimentar das famílias. Os programas governamentais devem ser melhorados e melhor divulgados para os produtores rurais e isso significa esforços redobrados para o fortalecimento dos agricultores familiares e suas associações, a fim de promovermos a geração de renda com alimento de qualidade na mesa de quem necessita”, disse Marcelino de Melo.

O prefeito de Laranja da Terra em exercício, Florisvaldo Kester, esteve presente na abertura oficial do programa CDA, ocorrida nessa quinta-feira (28). Na ocasião, também estiveram presentes o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Silvio Fernandes Patrício, e o secretário Municipal de Administração, Lucas Elton da Silva.

Texto: Andreia Ferreira

Informações à Imprensa: