25/07/2019 10h58

Para celebrar a agricultura familiar, Incaper promove visita a feira livre em Vitória

A Helena Aparecida Thomes é produtora rural de Domingos Martins e toda quinta-feira vende produtos na feira.

Como parte das comemorações da Semana da Agricultura Familiar, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoveu uma visita a feira livre da Praia do Canto, em Vitória, nesta quinta-feira (25), com os principais órgãos ligados à agricultura do Estado.

Participaram a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento/MAPA e a Prefeitura de Vitória

“Estamos celebrando a importância da agricultura familiar no Espírito Santo e poder visitar a feira, ver de perto e conversar diretamente com os produtores é uma grande satisfação, principalmente em saber que o Incaper faz parte da vida deles ao promover o fortalecimento do desenvolvimento rural a diversificação e estimulando a organização social”, explicou o diretor-presidente do instituto, Antonio Carlos Machado.

Vanderlino Pereira, da região de Panelas, em Domingos Martins, é feirante há muitos anos, ele planta banana, café e tomate e a propriedade dele é assistida pelo Incaper. Ele reforça a importância da agricultura familiar para o Espírito Santo. “Nosso trabalho é importante não só para a agricultura, mas para as pessoas. Colocamos os alimentos todos os dias na mesa dos consumidores. Hoje é um dia de celebrar”, disse o feirante.

Mais sobre a semana da Agricultura Familiar

Mais de 20 homens e mulheres que representam a agricultura familiar capixaba serão homenageados nesta quinta-feira (25), no Palácio Anchieta, em Vitória. A solenidade faz parte das comemorações pelo Dia Nacional da Agricultura Familiar, celebrado nesta quarta-feira (24), Dia Internacional da Agricultura Familiar, nesta quinta (25), e Dia do Agricultor, no domingo (28).

Além das homenagens, a solenidade no Palácio Anchieta contará com a assinatura do segundo edital do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), que contempla 10 projetos de norte a sul do Estado.  Além disso, será assinado também o protocolo de intenções para a retomada do programa Agrolegal 4.0, que tem por objetivo promover o desenvolvimento das agroindústrias familiares e dos empreendedores rurais.

Na ocasião, também será assinado o termo aditivo do convênio entre o Incaper e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que prevê a implantação de “Unidades de Referência para a Disponibilização de Materiais Genéticos e Tecnologias Sustentáveis para os Agricultores de Base Familiar do Estado do Espírito Santo”. Também serão feitos repasses de veículos e equipamentos para o Incaper.

Texto: Vanessa Capucho

Informações à imprensa:

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves
(27) 3636-9868
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho
(27) 3636-9865
vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Twitter: @incaper
Instagram: @incaper_es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper