18/12/2023 09h55 - Atualizado em 10/01/2024 11h03

Pesquisa científica do Incaper vira jogo de tabuleiro

Com o intuito de democratizar a ciência, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lança o Jogo do Incaper. A iniciativa foi vencedora do Prêmio Inoves ciclo 2020/2021 na categoria Projeto em Desenvolvimento.

Os recursos oriundos da premiação foram utilizados na aceleração do projeto. Permitiram o desenvolvimento do Laboratório Virtual, e de um enorme tapete com o tabuleiro do jogo, em que é possível jogar de forma presencial e pode ser utilizado em eventos, escolas e outras apresentações.

O objetivo do jogo é democratizar a ciência e disponibilizar os resultados das pesquisas desenvolvidas no Espírito Santo de maneira lúdica. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que apenas 44% das instituições de ensino têm laboratório de ciências. Em razão disso, milhares de alunos não têm acesso às tecnologias desenvolvidas pelos pesquisadores.

“O Jogo do Incaper permite que a instituição esteja cada vez mais próxima da sociedade. Essa forma diferente de democratizar a ciência ajuda a mudar estruturas cognitivas. Dessa maneira, o Jogo do Incaper permite que o conhecimento seja situado e contextualizado. Como é um conteúdo produzido por cientistas capixabas em território capixaba, o usuário, seja ele estudante ou professor, consegue traçar um paralelo com a própria realidade”, explicou Arthur Guedes, coordenador dos trabalhos.

Além de Guedes, os servidores Renato Taques, Renan Queiroz, Aliana Simões, Juliana Esteves e Rosana Fabris também integram a equipe. A empresa Mito Games foi a contratada para desenvolver o projeto.
Clique aqui para jogar!

Texto: Juliana Esteves

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus / Daniel Borges/ Felipe Ribeiro
(27) 3636-9865 / (27) 98833-4116 / (27) 98849-6999
tatiana.souza@incaper.es.gov.br / daniel.borges@incaper.es.gov.br / felipe.costa@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper