09/11/2016 10h14 - Atualizado em 09/11/2016 10h28

Pesquisador é finalista de prêmio em Linhares

O pesquisador e entomologista que atua na Fazenda Experimental do Incaper em Linhares Cesar Fanton está entre os finalistas do “Prêmio Campo Vivo – Os melhores do agronegócio (Edição Linhares)”.

O pesquisador e entomologista que atua na Fazenda Experimental do Incaper em Linhares Cesar Fanton está entre os finalistas do “Prêmio Campo Vivo – Os melhores do agronegócio (Edição Linhares)”, na categoria engenheiro agrônomo.

Após a etapa de indicações de produtores, profissionais, lideranças e entidades que se destacaram em 2016, que contribuíram com o desenvolvimento do setor agropecuário linharense e capixaba, é a vez das 50 empresas e instituições do setor agro, sediadas em Linhares, receberem os questionários para votar nos finalistas de cada categoria.

“O Incaper me proporcionou a capacitação técnica - fiz mestrado e doutorado em entomologia - e me deu oportunidade de transmitir os conhecimentos que adquiri ao público (produtores rurais, técnicos da área agrícola e colegas da pesquisa agropecuária). O meu foco sempre foi a adoção do manejo integrado de pragas. Assim, entendo que a indicação ao “Prêmio Campo Vivo” seja o reconhecimento ao esforço que fiz para bem desempenhar funções, de divulgar conhecimentos na área de controle de pragas que permitissem um uso mais racional de agrotóxicos, evitando uso indiscriminado e, por vezes, desnecessário. Isso poderia se refletir em ganhos econômicos e ambientais”, ressaltou o pesquisador Cesar Fanton.

Os três mais votados serão os vencedores anunciados na cerimônia de premiação, que será realizada no dia 24 de novembro, com a presença de produtores rurais, empresários e lideranças.

“É um reconhecimento de pessoas e instituições que contribuem para o desenvolvimento regional por meio do agronegócio. Os finalistas e os vencedores representam todos aqueles que buscam ações inovadoras e fazem a diferença no setor. Com isso, o Prêmio acaba valorizando esses exemplos positivos e sendo um estímulo por melhorias contínuas nas ações de desenvolvimento do agronegócio estadual e nacional. A premiação contribui também na integração dos diferentes elos da cadeia produtiva da agropecuária”, explicou o diretor e editor da Revista Campo Vivo, Franco Fiorot.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho