13/09/2016 13h25

Pesquisadores do Incaper participam de congresso de fitopatologia

Foto: Incaper
O Instituto foi representado pelos pesquisadores José Aires Ventura e Inorbert Melo Lima.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participou do 49º Congresso Brasileiro de Fitopatologia (CBF), promovido pela Sociedade Brasileira de Fitopatologia (SBF), na cidade de Maceió, em Alagoas. O Instituto foi representado pelos pesquisadores José Aires Ventura e Inorbert Melo Lima. A fitopatologia é a ciência que estuda as doenças das plantas, passando por todas as etapas: desde o diagnóstico até o tratamento e controle.

O 49º CBF é um evento que possibilita a discussão de temas atuais nesta área, em busca da melhoria da qualidade e da produtividade agrícola. O Incaper apresentou seis trabalhos. “A participação do Instituto no Congresso, assim como em outros eventos em áreas específicas de conhecimento, no Brasil e no exterior, é de extrema importância porque é uma forma de os pesquisadores mostrarem seus trabalhos para a comunidade científica e, ao mesmo tempo, proporciona um intercâmbio de conhecimentos possibilitando o desenvolvimento de novas pesquisas”, ressaltou o Doutor em Fitopatologia e pesquisador do Incaper José Aires Ventura.

O Incaper foi mencionado nesse congresso como a única instituição conhecida no Brasil por manter registros de origem e localização, identificação da cultura e sintomas de todas as amostras de pesquisas na área de Fitopatologia  realizadas em seu Laboratório nos últimos 39 anos, o que foi motivo de aplausos pelos presentes na cerimônia de abertura do Congresso. “O Laboratório de Fitopatologia do Incaper foi o primeiro criado no Estado do Espírito Santo, em 1976”, destacou Aires.

O pesquisador explicou que o laboratório, ao longo desse tempo, tem sido referência em consulta para produtores rurais, técnicos e pesquisadores, tanto do Estado, como do País e até do Exterior. “O conhecimento existente e a identificação adequada de possíveis doenças são as bases para estabelecer critérios de manejo adequado e, com isso, possibilitar o desenvolvimento de novas variedades resistentes e a redução do uso de agrotóxicos, com a produção de alimentos de melhor qualidade”, reforçou.

No ano de 2017 serão comemorados os 40 anos do laboratório de fitopatologia do Incaper e os 50 anos da Sociedade Brasileira de Fitopatologia. “Esperamos publicar nesta data comemorativa a segunda edição do ‘Índice de Doenças de Plantas do Estado do Espírito Santo’”, disse o pesquisador.

Manual de fitopatologia

Durante o Congresso, foi realizado o pré-lançamento da 5ª edição do Manual de Fitopatologia, editado pela Universidade de São Paulo/ESALQ, que é considerado o best-seller nos cursos de agronomia no Brasil e nos países do Mercosul e de língua portuguesa. O livro tem a participação dos pesquisadores Hélcio Costa e José Aires Ventura, que foram convidados para escrever três capítulos sobre doenças de plantas relacionadas à cultura do mamão, do abacaxi e do morango. “Esse manual é considerado uma referência nacional e internacional. O convite para integrar esta obra é o reconhecimento da qualidade das nossas pesquisas no Incaper”, comemorou José Aires.

 Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

Tópicos:
Fitopatologia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper