09/11/2016 10h03 - Atualizado em 09/11/2016 09h59

Pesquisadores do Incaper participam de livro sobre Floresta Atlântica de Tabuleiro

Pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da área de entomologia, participaram de um capítulo do livro “Floresta Atlântica de Tabuleiro: Diversidade e Endemismos na Reserva Natural Vale”. Eles apresentaram resultados de estudos sobre a biodiversidade de insetos no Espírito Santo.

Os pesquisadores David Martins e Maurício Fornazier escreveram sobre Coleópteros e Hemípteros da Reserva Natural da Vale. “Esse artigo é resultado de dois projetos que coordeno no Incaper: ‘Catálogo da Biodiversidade de insetos no estado do Espírito Santo’ e ‘Entomofauna como indicador ecológico em sistemas agroflorestais no bioma Mata Atlântica’. Esse último faz parte do Projeto Biomas do Brasil: Mata Atlântica, coordenado pela Embrapa Floresta em conjunto com o Incaper e financiado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e por parceiros”, relatou David.

Segundo David Martins, a Reserva Natural Vale, remanescente da Mata Atlântica e localizada na região Norte do Espírito Santo, é considerada um dos centros de alta diversidade e endemismo do Brasil e também uma das áreas de conservação mais bem protegidas da América do Sul. “A heterogeneidade de sua vegetação permite a existência de vários ecossistemas propícios ao desenvolvimento e à manutenção de grande população de insetos. Nesse capítulo, abordamos a biodiversidade de espécies de Coleópteros e Hemípteros da Reserva Natural Vale, remanescente do Bioma de Mata Atlântica em nosso Estado”, explicou o pesquisador.

A Mata Atlântica é um bioma de alta biodiversidade, rica em espécies endêmicas e altamente ameaçada. Segundo os editores do livro, os temas abordados nessa obra ajudam a vislumbrar o quanto continua sendo perdido atualmente na Mata Atlântica em decorrência da destruição histórica dos ambientes naturais pelo homem, além de reforçar a importância de se conservar adequadamente as áreas remanescente no bioma. A obra pretende estimular o conhecimento da diversidade biológica, bem como dos processos necessários para sua manutenção.

Importância da pesquisa

Atualmente, uma das maiores preocupações em todo o mundo é a perda da diversidade biológica pela degradação ambiental com a destruição de suas populações naturais. O estado do Espírito Santo tem a totalidade do seu território abrangido pelos domínios da Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em diversidade e produtividade do planeta e mais ameaçados do mundo.

“O Estado, além de conter fragmentos desse bioma e de possuir áreas consideradas como patrimônio da biosfera, possui apenas 8,85% do seu território com cobertura original remanescente em decorrência do intenso desmatamento que provocou profundas alterações nas comunidades biológicas, cujos efeitos põem em risco de extinção várias espécies antes mesmo de serem conhecidas. A pesquisa feita pelo Incaper busca justamente recuperar e catalogar as diversas espécies de insetos”, relatou David.

Organização do livro

O livro é coordenado por 3 pesquisadores que trabalham na área de ecologia e biodiversidade: Samir Gonçalves Rolim, Amplo Engenharia; Luis Fernando Tavares de Menezes, Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas da UFES; e Ana Carolina Srbek-Araujo, Laboratório de Ecologia e Conservação de Biodiversidade da UVV.

Para ter acesso ao livro, clique aqui http://www.pos.entomologia.ufv.br/wp-content/uploads/2016/10/livrofloresta.pdf

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868

Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper