18/09/2017 18h03

Piscicultura: Produtores de Marechal Floriano aprendem técnicas de cultivo de tilápia

Foto: Incaper / Marechal Floriano
O Dia de Campo foi realizado na propriedade da Família Ewald, em Marechal Floriano

A piscicultura tem despontado como excelente alternativa de diversificação de renda em Marechal Floriano. O município possui características favoráveis para o crescimento da atividade e, para capacitar os produtores, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Incaper, promoveu um dia de campo no município, com a parceria de diversas instituições.

O dia de campo foi realizado na propriedade da Família Ewald, na localidade de Santa Maria de Marechal, e contou com a participação de mais de 80 pessoas, entre técnicos e produtores de vários municípios da região. O evento foi dividido em três momentos. Na primeira estação, a zootecnista do Incaper de Alfredo Chaves, Juliana de Barros Valle, falou sobre o manejo da qualidade da água para o sucesso da criação de tilápias.

O coordenador nacional de aquicultura da Nuitriave Alimentos, Amilton Neves Dasi, falou da adoção de novas técnicas para o aumento da produtividade, qualidade e perspectivas de mercado para quem quer ingressar na atividade. E o técnico do Incaper de marechal Floriano, Ubaldino Saraiva, acompanhou a visita na unidade de processamento, onde a família Ewald beneficia a tilápia, produzindo filés.

“A piscicultura é uma atividade                que vem crescendo a cada ano, apesar da predominância da olericultura, avicultura, cafeicultura, fruticultura, entre outras tantas. O objetivo do Incaper foi justamente visar o aperfeiçoamento técnico da atividade. Marechal Floriano apresenta características favoráveis para o crescimento da atividade pelo clima, tropical de altitude, a temperatura média de 18°C e a elevada precipitação pluviométrica. Além disso, o município conta com área coberta com remanescentes da Mata Atlântica, e ainda dispõe de água de nascentes, córregos e rios”, disse Cesar Krohling, extensionista do Incaper de Marechal Floriano.

Além do Incaper, participaram do evento a Secretaria de Agricultura de Marechal Floriano e as empresas Nutriave Alimentos e Propescado.

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper