05/02/2020 16h19 - Atualizado em 06/02/2020 08h24

Possibilidade de crescimento da piscicultura incentiva palestra em Água Doce do Norte

Foto: Divulgação
Palestra também contou com parte prática.

Água Doce do Norte tem boa disponibilidade hídrica e temperatura ideal para a prática da piscicultura. Com a possibilidade de expandir um mercado ainda pouco explorado na região, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou no município a palestra "Piscicultura sustentável e lucrativa: criação e manejo de tilápia e camarão de água doce". O evento ocorreu na propriedade do senhor Djair Borges, no distrito de Governador Lacerda de Águiar.

Foram apresentados temas como aptidão para atividade de piscicultura, escolha e preparo da área para construção de tanques escavados para criação, adubação de tanques, manejo dos alevinos, fornecimento ideal de ração nas diversas fases de criação, possibilidade de consorcio tilápia/camarão, biometria e acompanhamento dos parâmetros físicos/químicos/biológicos da agua, mercado e comercialização da produção, beneficiamento da tilápia e camarão.

Além da parte teórica, ainda foi realizada uma parte prática envolvendo cálculo de quantidade de ração por meio de biometria, medida da turbidez da agua com disco de sech e beneficiamento do camarão e tilápia para comercio, além da produção de filé de tilápia para agregar valor ao produto.

“Diversos produtores demonstraram muito interesse pela atividade que se mostrou de grande potencial para região. O evento fez parte da agenda anual do Incaper na proposta de diversificação da renda nas propriedades da agricultura familiar. A ideia é que, durante o ano, os produtores interessados em iniciar a atividade recebam um acompanhamento do instituto para implantação da atividade nas propriedades”, afirmou o extensionista do Incaper, Heverton Joaquim Dias de Amorim.

Na ocasião estiveram presentes, além dos vários produtores rurais interessados nessa nova oportunidade de diversificação e renda na propriedade, extensionistas do Incaper e o secretário municipal de agricultura de Água Doce do Norte, Douglas Gasparetto. O palestrante foi o extensionista do Incaper, Antônio Toso.

Texto: Hércules Nascimento

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Hércules Nascimento
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865
juliana.esteves@incaper.es.gov.br / hercules.nascimento@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

Tópicos:
psicultura, Incaper, Ater
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper