12/12/2016 16h04 - Atualizado em 13/12/2016 10h18

Premiação do 3º colocado do Concurso de Desenhos do Balanço Social é realizada em Divino de São Lourenço

O reconhecimento pela dedicação aos traços de desenho sobre sustentabilidade foi a marca da premiação para a 3ª colocada no Concurso de Desenho do Balanço Social do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a estudante Laís da Silva Hoskem. A premiação ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Juvenal Nolasco, de Divino de São Lourenço.

A solenidade de premiação, que ocorreu na última sexta-feira (09), contou com a participação de todos os estudantes e professores da escola do turno matutino, além de representantes das equipes dos escritórios locais do Incaper em Alegre e Divino de São Lourenço, organizadores do Concurso de Desenho e diretoria do Instituto.

A estudante Laís, que cursa a 7ª série, declarou estar emocionada com o recebimento do prêmio como 3ª colocada. Ela recebeu, além da publicação com seu desenho ilustrando a contracapa, uma placa, uma caixa de lápis de cor aquarela e papel canson para continuar desenhando. “Ter ganhado foi uma surpresa para mim. Eu não esperava. Estou muito feliz. O desenho que eu fiz mostra, ao mesmo tempo, que a pessoa pode ter o seu espaço e conviver bem com a natureza”, relatou a estudante.

A coordenadora do Balanço Social do Incaper e pesquisadora de Socioeconomia, Vanessa Justino Borges, disse que a premiação encerrou um ciclo de atividades importantes na Instituição. “No ano comemorativo aos 60 anos do Incaper, cujo tema principal são as atitudes sustentáveis, realizamos esse concurso e divulgamos os desenhos na publicação que traz os principais resultados do Instituto, o Balanço Social. Ao apresentarmos esses números e ações, nos comprometemos com o público em prestar um serviço cada vez melhor”, disse a pesquisadora.

O extensionista do escritório local de Alegre, Ricardo Eugênio Pinheiro, que teve participação ativa na mobilização junto à Escola, agradeceu a parceria com os professores e alunos e falou que o Concurso de Desenhos marcou um ciclo de trabalho de 10 anos como extensionista do município. “Essa foi minha última ação no município de Divino de São Lourenço e fico emocionado ao saber que a aluna Laís e a escola terão seus trabalhos conhecidos por diversas instituições por onde haja alcance do Balanço Social”, comentou.

O diretor-técnico do Incaper, Mauro Rossoni Júnior, registrou a importância da agricultura familiar para as diversas crianças presentes na solenidade. “Nosso papel como Instituição é promover o acesso ao conhecimento e a tecnologias no campo e orientar os agricultores no que for necessário. É preciso que o campo seja um lugar com boas condições para se viver e um concurso de desenhos que traz a reflexão sobre práticas sustentáveis nesse espaço é de fundamental importância”, reiterou.

Sustentabilidade em sala de aula. Para participar do Concurso de Desenho, a Escola Juvenal Nolasco fez um trabalho de reflexão do tema com os estudantes. “Convidamos os técnicos do Incaper para falar sobre sustentabilidade com os alunos, por meio de palestras. Depois, fizemos uma seleção interna e escolhemos 17 desenhos para enviar para o Concurso. Avaliamos que todos os desenhos estavam bons, mas os selecionados apresentaram maior riqueza de detalhes”, explicou a professora de artes Jucilene Lima Silva César.

Segundo o diretor da escola, Arthur Luiz Ferreira, o desenho da aluna Laís reflete o contexto da agricultura familiar, típica da região. “O Concurso de Desenhos ocorreu em um momento propício para discutir a temática, pois estamos sentindo na pele as consequências dos impactos ambientais. O Incaper teve uma importância fundamental nesse contexto, pois trouxe o tema da ação sustentável no meio rural para dentro da escola”, falou Arthur.

Concurso de desenho. A temática desse concurso foi a mesma do slogan alusivo às comemorações dos 60 anos do Instituto: “Incaper, cultivando atitudes sustentáveis” e os desenhos selecionados irão compor a publicação institucional “Balanço Social do Incaper”.

Participaram 510 estudantes de 19 escolas capixabas. O público envolvido nessa ação foram os estudantes do ensino fundamental das escolas que fazem parte do Projeto desenvolvido pela Biblioteca Rui Tendinha, do Incaper, chamado “Sementes do Conhecimento”, que consiste na entrega de kits de publicações do Instituto para escolas do meio rural.

Foram premiados os três melhores desenhos conforme julgamento da Comissão Avaliadora do Concurso de Desenho, formada por profissionais do Instituto e convidados externos da área de educação e artes. Os critérios de julgamento do concurso foram originalidade, atendimento aos requisitos do regulamento e estética.

Os estudantes vencedores tiveram como prêmio principal a utilização de seu desenho na composição do Balanço Social do Incaper, publicação que apresenta os resultados da Instituição, permitindo à sociedade o diálogo, a transparência e o reconhecimento das ações institucionais. A premiação do 1º e 2º lugar será em Vila Pavão, na próxima quinta-feira (15).

Confira o depoimento da estudante Laís sobre sua participação no Concurso de Desenhos: https://www.youtube.com/watch?v=DZQm81K1cis&feature=youtu.be

Para ter acesso ao Balanço Social do Incaper 2015, que contém os desenhos, clique aqui: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/2539/1/BRT-revista-balanco-social-2105.pdf

Assessoria de Comunicação – Incaper

Luciana Silvestre Girelli- luciana.silvestre@incaper.es.gov.br