31/08/2016 13h36 - Atualizado em 31/08/2016 13h34

Prêmio Destaque Incaper 2016 irá selecionar ações inovadoras na agricultura capixaba

No ano em que comemora 60 anos de existência, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e extensão Rural (Incaper) irá lançar o Prêmio “Destaque Incaper 2016: Inovação e Boas Práticas na agricultura capixaba”.

O objetivo dessa ação é valorizar os profissionais do Instituto que atuam em projetos de pesquisa e inovação, que desenvolvem boas práticas e ações de extensão rural com a obtenção de resultados significativos para a sociedade e que se destacam na área administrativa. O lançamento do Prêmio acontece na segunda-feira (5), às 13h30, na Sede do Instituto em Vitória.

Por meio dessa premiação será eleito um “Destaque Incaper” para cada uma das áreas de atuação que compõem o Instituto: Pesquisa, Extensão Rural e Administrativo/Suporte. Os vencedores do Prêmio em âmbito estadual ganharão uma viagem técnica para conhecer projetos e ações similares em outros estados.

De acordo com o Diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida, a ação pretende valorizar e motivar os profissionais do Instituto, além de buscar sistematizar ações, projetos e experiências que apresentam resultados significativos para a sociedade. “O Incaper é uma instituição que atua há 60 anos no meio rural capixaba e tornou-se referência em diversas áreas do conhecimento. Por meio do ‘Prêmio Destaque Incaper’, pretendemos incentivar as ações realizadas pelos profissionais para que possam ser socializadas e multiplicadas por outros", explicou o diretor-presidente.

Os trabalhos que podem ser inscritos no Prêmio são os realizados pelos próprios servidores do Incaper e deverão, obrigatoriamente, possuir resultados efetivos no período de 2006/2016, mesmo que o projeto tenha iniciado anteriormente a este período.

A avaliação dos trabalhos inscritos no Destaque Incaper 2016 valorizará sobretudo os impactos positivos nos resultados dos processos que a tecnologia/ação tenha gerado. Uma comissão avaliadora com membros internos e externos ao Incaper irão analisar e pontuar os trabalhos.

As inscrições para o Prêmio serão gratuitas e ocorrerão entre os dias 02 e 30 de setembro 2016 e o resultado final será anunciado no aniversário de 60 anos do Incaper, no dia 16 de novembro. O edital completo pode ser conferido no site do Incaper.

Concurso de desenho

Durante o evento de lançamento do Prêmio, também será apresentado o Concurso de Desenho do Balanço Social, que envolve escolas do ensino fundamental de diversos municípios capixabas com o intuito de discutir com a sociedade sobre sustentabilidade. A temática desse concurso é a mesma do slogan alusivo às comemorações dos 60 anos do Instituto: “Incaper, cultivando atitudes sustentáveis” e os desenhos selecionados irão compor a publicação institucional “Balanço Social do Incaper”. As inscrições encerram-se no dia 16 de setembro.

De acordo com Marcelo Suzart de Almeida, o concurso visa articular e dialogar com os parceiros institucionais, como as escolas, numa ação que tem por objetivo, em última instância, pautar uma reflexão sobre práticas sustentáveis.

“O Incaper tem buscado – por meio de parcerias – ampliar sua atuação nos diversos municípios capixabas. Uma ação como a do concurso integra instituições e projetos e desperta a reflexão, com o público infantil, acerca da necessidade de promover ações sustentáveis no nosso dia a dia”, afirmou o diretor-presidente.

O público envolvido nessa ação são os estudantes do ensino fundamental das escolas que fazem parte do Projeto desenvolvido pela Biblioteca Rui Tendinha, do Incaper, o “Sementes do Conhecimento”, que consiste na entrega de kits de publicações do Instituto para escolas do meio rural.

Serão premiados os três melhores desenhos conforme julgamento da comissão avaliadora do concurso de desenho, formada por profissionais do Instituto e convidados externos da área de educação e artes. Os critérios de julgamento do concurso serão originalidade, atendimento aos requisitos do regulamento e estética.

Os estudantes vencedores terão como prêmio principal a utilização de seu desenho na composição do Balanço Social do Incaper, publicação que apresenta os resultados da Instituição, permitindo à sociedade o diálogo, a transparência e o reconhecimento das ações institucionais. Por meio desse instrumento é possível tornar públicos os compromissos e as intenções do Incaper, visando à transparência de suas ações no exercício da responsabilidade social corporativa, com informações qualitativas e quantitativas. Para mais informações, acesse a página do Concurso: http://incaper.es.gov.br/concurso-desenho-incaper-balanco-social

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br