22/12/2016 16h39 - Atualizado em 22/12/2016 16h40

Previsão do tempo: Natal será de tempo abafado

As festividades de Natal serão marcadas pelo tempo abafado na maior parte do Espírito Santo. A sexta-feira (23) será de sol e poucas nuvens, sem previsão de chuva, e as temperaturas seguem elevadas em todo estado.

No sábado (24), véspera de Natal, o dia também será de sol entre poucas nuvens. Previsão de pancada de chuva a partir da tarde no Sul-Caparaó, no ABC Capixaba e no Oeste Serrano. Nas demais áreas do Estado não há expectativa de chuva. As temperaturas seguem elevadas.

No domingo de Natal (25), o sol aparece entre algumas nuvens em todo Estado. Nas regiões Serrana e Sul (exceto litoral) o aumento de nebulosidade provoca pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas capixabas não chove. As temperaturas seguem elevadas em todo Espírito Santo.

Chegada do verão

O verão teve início na última quarta-feira (21), às 8h44. Essa estação do ano caracteriza-se, na região Sudeste do Brasil, pelas altas temperaturas, pelo elevado índice pluviométrico e pelos dias mais longos que as noites. No estado do Espírito Santo, os meses de janeiro, fevereiro e março, que compreendem o período da estação, são meses chuvosos, porém menos úmidos que os meses da primavera, em relação ao volume de chuvas.

A média acumulada de precipitação para a estação fica acima dos 500 mm nas Regiões Noroeste, Serrana e Caparaó capixaba, entre 300 e 400 mm nas regiões litorâneas, e entre 400 e 500 mm nas demais regiões. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 28,0 °C na Região Serrana e 32, 0 °C nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 18,0 °C na Região Serrana e 22,0 °C nas demais regiões.

“A expectativa é de que o comportamento das chuvas e da temperatura fique próximo ao normal neste verão”, falou o meteorologista do Incaper Hugo Ramos.

Neste período, ocorrem mudanças rápidas nas condições do tempo, causadas principalmente pela instabilidade termodinâmica (alta taxa de umidade associada ao aquecimento diurno), que favorece a formação de nuvens convectivas, ocasionando chuvas de forte intensidade em um curto período de tempo. Essas chuvas ocorrem normalmente no período da tarde, geralmente acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.

Confira a previsão do tempo pelo site: http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br/

Confira o vídeo da previsão do tempo feita pelo meteorologista Ivaniel Foro Maia: https://www.youtube.com/watch?v=nQ4bNkjep-0

Confira o vídeo do meteorologista Hugo Ramos sobre o verão 2017: https://www.youtube.com/watch?v=JDfr_bl4VtE

Assessoria de Comunicação – Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Luciana Silvestre Girelli- luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Vanessa Covosque – vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli

Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865

Twitter: @incaper   Facebook: Incaper

Tópicos:
Previsão do Tempo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper