02/10/2023 16h13 - Atualizado em 02/10/2023 16h37

Processamento de Frutas para Comercialização é tema de curso em Colatina

Foto: Augusto Barraque/ Incaper.
A ação ocorrerá na cozinha da Igreja Católica de São Pedro Frio, das 09h às 16 horas. As inscrições continuam abertas.

Nesta terça-feira (03), o município de Colatina sedia o curso de processamento de frutas para comercialização. A ação ocorrerá na cozinha da Igreja Católica de São Pedro Frio, das 09h às 16 horas. As inscrições continuam abertas.

A ação é fruto de uma parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus de Venda Nova do Imigrante.

O curso é uma das ações do projeto Inovafruti/Morango, que é uma iniciativa da Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres Inovar) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG) e Incaper.

O Inovafruti/Morango é coordenado pela engenheira agrônoma e pesquisadora do Instituto, Andréa Costa. O projeto testa variedades de morango no Espírito Santo e estudas as suas adaptações.

O engenheiro agrônomo e coordenador local do Incaper em Colatina, Anderson Rosa Marin, lembrou que o objetivo do curso é contribuir com o desenvolvimento de morango na comunidade de São Pedro Frio, que por apresentar altitude de até 600 metros, tem se mostrado uma potencial produtora de morango. 

A cientista de alimentos do Ifes, Milena Pimentel, vai ministrar o curso e mostrará, na prática, o processamento de morango congelado, polpa e geleia de morango e doce cremoso, compota e doce em barra, de goiaba.

Para se inscrever, basta ligar: (27) 3722-5996.

Incentivo: produção de morangos em Colatina 

Segundo Anderson Marin há hoje sete variedades de morango implantadas em Colatina. Segundo ele, tudo começou em 2022, quando o Incaper local realizou uma excursão com agricultores familiares de São Pedro Frio, para conhecerem a produção de morango em Santa Maria de Jetibá.

Devido ao resultado positivo com a implantação e o crescimento da cultura em São Pedro Frio, este ano o Incaper local também fez um treinamento com os produtores de morango, no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) do Incaper em Domingos Martins.

Na ocasião, as famílias produtoras de morango, em contato com pesquisadores e extensionistas do Incaper, aprenderam etapas importantes para o desenvolvimento da fruta, tais como a condução da cultura, manejo, controle de pragas e doenças e nutrição e receberam o livro “Cadeia produtiva do Morango” do Incaper.

“A extensão rural acontece a partir do levantamento e do atendimento de demandas de famílias produtoras de morango, assistidas pelo Incaper. Temos o objetivo de prestar a assistência técnica às famílias produtoras da fruta e alavancar a produção de morango no município”, explicou Marin.

Texto: Tatiana Toniato Caus

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus / Daniel Borges
(27) 3636-9865 / (27) 98833-4116 / (27) 98849-6999
tatiana.souza@incaper.es.gov.br  / daniel.borges@incaper.es.gov.br  

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper