28/03/2017 16h30 - Atualizado em 29/03/2017 09h15

Produção de banana é tema de excursão técnica para famílias rurais em Alfredo Chaves

Foto: Arquivo/Incaper
A banana "Vitória" foi desenvolvida pelo Incaper.

Nesta quarta-feira (29), agricultores familiares das comunidades Biriricas, Galo e Panela, de Domingos Martins, no Sul do Estado, vão participar de uma excursão técnica sobre a cultura da banana, que acontece nas propriedades das famílias Pinon e Zambon, no município de Alfredo Chaves, também no Sul do Estado.

Os agricultores fazem parte das 60 famílias rurais contempladas pela chamada Pública SAF/DATER nº 10/2012 para seleção de entidades executoras de assistência técnica e extensão rural para promoção da agricultura familiar sustentável, lançada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O coordenador do Polo de Banana do Espírito Santo, extensionista e chefe do escritório local do Incaper em Alfredo Chaves, Alciro Lamão Lazzarini, apresentará noções de sistema de produção, colheita, pós-colheita e comercialização. Nos bananais é possível encontrar os tipos “Prata”, das variedades “Japira” e “Vitória”, desenvolvidas pelo Incaper, “Gorotuba” e “Anão”, além das bananas nanicas. As famílias produtoras também vão relatar as suas experiências durante a excursão.

Os agricultores irão acompanhados pelos extensionistas João Miranda dos Santos, chefe local, e Vera Lucia Martins Santos, do escritório local do Incaper de Domingos Martins, e Hanny Heni Pereira, lotada em Pedra Azul.

Segundo João Miranda, a iniciativa surgiu da própria demanda dos agricultores de Domingos Martins, após o Diagnóstico Rural Participativo (DRP). “Alguns deles querem aprimorar o conhecimento sobre as lavouras de banana prata e outros têm interesse de conhecer outras variedades atraentes para o mercado”, disse.

O Espírito Santo conta com 23 mil hectares de plantação de banana, presentes em 17 mil propriedades rurais, o que gera mais de cinco mil empregos diretos advindos da mão de obra da agricultura familiar. Deste montante, 80% são banana “Prata”, 15% são da “Terra” e 5% do grupo das “Cavendish”, conhecida como banana “D´água” ou “Nanica”.

O município de Alfredo Chaves possui três mil hectares de plantação de banana. São nove variedades, incluindo as mais tradicionais, as que são resistentes à “Sigatoka Negra” e mais de mil hectares com o cultivo da “Japira” e “Vitória”.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868

Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper