19/08/2019 15h02

Produtores de Ecoporanga participam de dia especial sobre café conilon

O encontro promovido pelo Incaper contou com a participação de 80 pessoas.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Imburana (Apepri) e Prefeitura Municipal de Ecoporanga, realizou um Dia Especial sobre o café conilon na comunidade de Boa Vista, no Distrito de Imburana. O encontro contou com a participação de 80 pessoas entre agricultores familiares, técnicos, lideranças políticas e representantes dos bancos Banestes, Banco do Brasil e Sicoob.

Apesar das principais atividades agrícolas do município serem a pecuária de corte e leite, a cafeicultura tem se desenvolvido em Ecoporanga, com aumento de área plantada e tecnificação das lavouras implantadas.

Foram realizadas palestras com foco no manejo integrado de pragas e doenças, ministrada pelo extensionista do Escritório Local do Incaper de Montanha, Fábio Morandi, sobre a poda programada de ciclo no cafeeiro conilon, ministrada pelo extensionista de Pedro Canário, Thiago Carvalho Nogueira, além de informações sobre a nutrição do cafeeiro conilon, ministrada pelo extensionista Welington Braida Marré. Ao final do dia especial, os participantes tiraram dúvidas com os técnicos presentes sobre os temas apresentados, além de conhecer a área do galpão com instalações de secadores e piladeira de café utilizados pelos associados da Apepri.

“A Apepri é hoje no município um exemplo de associação que tem se estruturado. Eles têm secadores, piladora de café, caminhão, trator e implementos, microtator, resfriadores de leite, tudo adquirido através de emendas parlamentares, doações da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), recursos dos associados e principalmente pelo empenho coletivo das famílias associadas e da direção da associação”, disse o extensionista Robson Alves de Almeida.

Texto: Vanessa Capucho e Robson Alves de Almeida

Informações à imprensa