02/04/2019 17h10

Produtores de Guarapari investem na cultura do abacateiro

Foto: Incaper
O extensionista do Incaper Cássio Vinícius Souza orientou os produtores.

A cultura do abacate vem se tornando uma das principais alternativas de diversificação de atividades agropecuárias e geração de renda em Guarapari. E para orientar os agricultores interessados na atividade, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) organiza uma série de ações. Uma delas foi o Dia Especial da Cultura do Abacate, realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, com o apoio da Prefeitura de Guarapari.

Cerca de 50 pessoas compareceram ao evento, entre produtores rurais, técnicos e estudantes. Também participaram interessados dos municípios de Iconha, Anchieta e Viana. O Dia Especial foi realizado na comunidade de Cabeça Quebrada, na propriedade do agricultor João Poton.

Na ocasião foram abordados temas variados, como as cultivares mais adequadas para a região, amostragem e análise de solo, calagem e adubação, implantação da lavoura e poda de formação. Segundo o extensionista do Incaper em Guarapari, Cássio Vinícius de Souza, o abacateiro é uma planta que, se não adotadas as devidas práticas de manejo, pode chegar a 14, 15 metros de altura.

“A poda de formação ajuda na concepção de uma planta com uma arquitetura que permite maior arejamento, auxilia no manejo integrado de pragas e doenças, melhora o desenvolvimento da planta através da retirada de ramos ladrões e facilita a colheita. A planta mais baixa facilita os tratos culturas e o manejo. Quanto às cultivares, estamos trabalhando três: Margarida, Geada e Primavera, que produzem em diferentes épocas do ano”, explicou.

O interesse dos produtores pela cultura do abacateiro começou por causa de uma demanda do mercado. “Uma rede de supermercados estava buscando abacate com os produtores do município. Um produtor passou para o outro e muitos se interessaram pela atividade. Aí eles procuraram o Incaper e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para obter mais informações técnicas. Atualmente, 76 produtores de abacate estão sendo atendidos pelo Incaper”, disse o extensionista.

A atividade, que era bastante rudimentar no município, vem se profissionalizando graças ao apoio dado pelo Incaper em parceria com o Sindicato. “Os produtores tinham um ou dois pés de abacate na propriedade, mas sem muitos tratos culturais. A maioria dos pomares ainda está em formação, mas já tem produtor no município que plantou 300 mudas, pensando em oferecer a fruta para a indústria para a fabricação de óleo. E tem produtor com 10 ou 20 mudas, para vender in natura nas feiras livres”, afirmou.

Os produtores de Guarapari interessados na cultura do abacateiro podem procurar o Incaper do município: (27) 3361-4656. Outras informações podem ser obtidas na Biblioteca Rui Tendinha, onde há diversas publicações do Incaper e de outras instituições voltadas à cultura do abacateiro. Veja algumas destas publicações disponíveis para baixar gratuitamente:

Avaliação e seleção de cultivares de abacateiro para o Estado do Espírito Santo.

Controle da broca do fruto do abacateiro (Stenoma catenifer Wals.) na região serrana do estado do Espírito Santo.

Frutas : receitas para enriquecer a sua alimentação.

Texto: Juliana Esteves

Juliana Esteves