23/09/2016 11h10 - Atualizado em 23/09/2016 11h12

Produtores se beneficiam com investimentos feitos durante a 1ª Feira de Regional de Touros

Foto: Bernardo Lima/Incaper
Senhor João Luiz Sobrinho com o touro Gir em seu rebanho e as suas primeiras crias nascidas.

Produtores rurais já começaram a ser beneficiados com os investimentos que fizeram comprando reprodutores, durante a 1ª Feira de Regional de Touros, realizada no município de Itaguaçu, no ano passado. Trata-se de bezerros e bezerras zebuínos filhos de touros melhoradores. Foram adquiridos pelos produtores da região 23 reprodutores das raças Nelore, Guzerá e Gir.

É o caso do agricultor familiar Sigmar Hoffmann, da comunidade de Santa Rosa em Itaguaçu, que comprou um touro Guzerá na feira. “A expectativa é aumentar a produção de leite com o uso de animais mais rústicos, que também crescem com mais rapidez”, disse.

O produtor João Luiz Sobrinho, que comprou um touro da raça Gir para cobrir suas vacas da mesma raça, também está feliz com os primeiros resultados vistos nas crias. “O investimento em touros de qualidade vale a pena. Estou muito satisfeito”, informou.

A Feira de Touros foi uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a Associação Itaguaçuense dos Produtores Criadores de Animais (Aitaprocrian) e a Prefeitura de Itaguaçu.

O evento faz parte do Programa de Melhoria de Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-genética), que tem como objetivo a melhoria do rebanho bovino nacional, tornando a genética melhoradora acessível a todos os segmentos da cadeia produtiva de carne e leite no país, aumentando a produtividade e a renda dos produtores rurais. O objetivo principal é promover o aumento das receitas dos pecuaristas, somando a venda do leite, a venda de bezerros mais pesados e de qualidade. Pesquisas nesta área são realizadas há mais de 15 anos.

As Feiras de Touros possibilitam que os produtores familiares tenham acesso facilitado para a aquisição de reprodutores de qualidade. O zootecnista do Incaper Bernardo Lima Bento de Mello explicou que a aquisição pelos pecuaristas, de touros comprovadamente melhoradores, é muito importante para a melhoria do rebanho e o aumento de renda das famílias atendidas pelo Incaper. “Essa ferramenta adicional de manejo, possibilita que os produtores rurais tenham crias mais produtivas, mais pesadas e animais que atinjam a idade de abate ou de reprodução mais precocemente, encurtando o ciclo produtivo e aumentando o lucro da propriedade”.

De acordo com Roberto Winkler, Gerente Regional e Técnico da ABCZ no ES, o Pró-Genética foi iniciado em 2006 no estado de Minas Gerais, e o Espírito Santo foi o segundo estado a entrar no programa, em 1998. Desde então, as feiras são realizadas regularmente.

Roberto acrescentou que, com a utilização de touros melhoradores para corte e para leite, os pequenos e médios produtores têm aumentos de produtividade nos seus rebanhos. “Este aumento de produtividade se dá pelo aumento do peso à desmama de bezerros, dos touros com aptidão para corte e do aumento da produção de leite das crias de touros com aptidão para leite”.

O gerente da ABCZ ressaltou também que, com o incremento em produtividade, o investimento em um touro melhorador retorna rapidamente e proporciona maior renda para o produtor, que terá mais estímulo para manter e investir na sua atividade.

Texto: Tatiana Caus

Twitter: @incaper Facebook: Incaper