21/12/2018 11h41 - Atualizado em 08/01/2019 16h41

Profissionais do Incaper são reconhecidos por instituições estaduais e federais

Vários servidores do Incaper receberam condecorações em níveis estadual e nacional.

O fim do ano está repleto de homenagens para os profissionais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Nas últimas semanas, vários servidores receberam condecorações em níveis estadual e nacional.

A extensionista do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper de Jerônimo Monteiro, Marianna Abdalla Prata, foi à Câmara Federal em Brasília, na última terça-feira (18), para receber a homenagem de “Extensionista Destaque 2018 da Região Sudeste”, em comemoração aos 70 anos da extensão rural no Brasil. O reconhecimento foi uma proposta do deputado federal Zé Silva, presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural. Marianna foi acompanhada pelo coordenador do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Nordeste, Ronaldo Alemães, que também representou o Incaper.

“Foram homenageados cinco representantes, um de cada região. Eu fui lá achando que estava representando o Espírito Santo, pensei que fosse um extensionista por estado. Só na hora em que ele chamou meu nome é que descobri que estava sendo homenageada pela Região Sudeste inteira! Estou muito feliz. O Incaper tem uma representação nacional muito grande graças ao pluralismo no trabalho. Particularmente, em Jerônimo Monteiro, trabalho muito com laranja, turismo rural, associativismo, agroindústria, a diversidade é muito grande. E não é só produzir alimento. O Incaper trabalha a qualidade de vida, a oportunidade de melhorar a renda, a organização dos agricultores. Minha responsabilidade dobrou depois dessa homenagem!”, comentou Marianna.

Também em Brasília, o extensionista do ELDR de Água Doce do Norte, Carlos Marcos Alves dos Santos, recebeu a Medalha Ordem do Mérito de Ater 2018. A homenagem foi outorgada pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) em reconhecimento ao trabalho dos extensionistas rurais que integram projetos realizados pela agência e também como forma de valorização desses profissionais. A medalha foi entregue durante a solenidade de abertura da Semana Nacional do Extensionista Rural 2018, em comemoração aos 70 anos da Extensão Rural no Brasil, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

“Água Doce do Norte tem um baixíssimo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O número de famílias em situação de baixa renda é grande. Comecei a trabalhar com essas famílias em 2013, com o programa de fomento às atividades rurais produtivas (Brasil sem Miséria) e depois com o Projeto Dom Helder, em parceria com a Anater. Cadastrei várias famílias, fiz diagnóstico. Talvez isso tenha chamado atenção”, disse Marcos.

Outra homenagem foi recebida pela diretora-presidente do Incaper, Nara Sthefania Tedesco, das mãos do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). O diploma “Amigo do BPMA” foi entregue a instituições parceiras, como o Incaper, durante a solenidade alusiva aos 31 anos da implementação do policiamento ostensivo ambiental no Espírito Santo. O evento foi realizado na sede do BPMA, na Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa Jacuném.

“No ano em que o Incaper completou 62 anos de história, fico emocionada com esta homenagem e estendo aos mais de 600 servidores do Incaper. Afinal, foram eles que me oportunizaram chegar até aqui. Agradeço também ao comandante-geral da PMES, coronel Alexandre Ofranti Ramalho; ao comandante de Polícia Ostensiva Especializada, coronel Aleksandro Ribeiro de Assis, e, em especial, ao comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, tenente-coronel Cosme Carlos da Silva; e ao chefe da P4 do BPMA, major Patrício Bernabé Fiorim”, ressaltou Nara.

Para o comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, tenente-coronel Cosme Carlo, o Incaper é um grande parceiro. “Fico feliz de ter tido a oportunidade de homenagear todo o Incaper”, disse Cosme.

Esses não foram os únicos tributos prestados aos profissionais do Incaper nas últimas semanas. O extensionista Galderes Magalhães de Oliveira, do ELDR de Santa Maria de Jetibá, recebeu o título de cidadão Espírito-Santense. A entrega foi realizada numa sessão solene na Assembleia Legislativa. Ao todo, 93 pessoas foram homenageadas.

Também na Assembleia, 28 servidores do Instituto, indicados pelos colegas, receberam homenagens. A cerimônia foi realizada no Plenário Dirceu Cardoso, em reunião extraordinária da Comissão de Agricultura.

O extensionista do ELDR de Linhares, Daniel do Nascimento Duarte, foi um dos homenageados. “Fiquei extremamente honrado. Tenho um sentimento de gratidão por ter sido selecionado pelos meus colegas. Isso demonstra mais um ato de valorização aos servidores”.

A servidora Jane Maria Bertholi, técnico de Suporte em Desenvolvimento Rural da Gerência de Pessoas (GP), compartilha do mesmo sentimento. "Me sinto muito honrada com essa homenagem. Estou muito feliz por esse reconhecimento. Agradeço a todas as pessoas que acreditam no meu trabalho".

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br