30/10/2018 10h32 - Atualizado em 30/10/2018 10h52

Profissionais ligados à produção de café são homenageados

Foto: Incaper
Verdin, Romário e Fabiano serão homenageados pelos trabalhos desenvolvidos em prol da cafeicultura capixaba.

Nesta terça-feira (30), a Assembleia Legislativa (Ales) promove sessão solene em homenagem à cadeia produtiva do café, às 19 horas, no Plenário Dirceu Cardoso. Servidores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técncia e Extensão Rural (Incaper) estão entre os homenageados. O evento foi solicitado pela deputada Luzia Toledo (MDB) e será transmitido ao vivo pela TV Assembleia.

A partir das 15 horas, haverá uma exposição de sementes de café feita pelo Incaper. Também será feita uma degustação de café arábica e conilon. Ambos em frente ao Plenário Dirceu Cardoso. A Diretora-presidente do Incaper, Nara Sthefania Tedesco, lembrou que este é um ato de valorizar o serviço público. “Nós temos quase 62 anos de uma trajetória brilhante quando se fala em cafeicultura. Ninguém faz nada sozinho e os servidores, ao longo de sua história, fizeram um trabalho excelente em equipe. Um trabalho mensurável e que fez o café capixaba ganhar qualidade e produtividade, que são fundamentais neste mundo cada vez mais globalizado em que vivemos e na qualidade de vida das famílias rurais”.

Durante a solenidade será entregue a Comenda do Mérito Dário Martinelli, que foi criada neste ano pela Resolução 5.291/2018 para homenagear os profissionais envolvidos no processo de cultivo e industrialização do café. Três servidores do Incaper serão homenageados: Abraão Carlos Verdin Filho, Fabiano Tristão Alixandre e Romário Gava Ferrão.

O Espírito Santo, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é o segundo maior produtor de café do Brasil. A entidade aponta que, até o final de 2018, serão produzidas 8,8 milhões de sacas de café conilon e 4,6 milhões de café arábica.

Dário Martinelli

Martinelli foi considerado o “pai do conilon” no Espírito Santo, em função de esforços feitos para superar a crise gerada, em São Gabriel da Palha, pelo Programa de Erradicação do Café do Governo Federal na década de 60.  Ele nasceu em Santa Teresa, em 1933, e começou sua trajetória política no final da década de 1960 como vereador em São Gabriel da Palha. Exerceu o cargo de prefeito do município por dois mandatos. Foi também deputado estadual. Faleceu em setembro de 2015.

Lista de homenageados

26. Romário Gava Ferrão
  27. Ronald Mansur
  28. Ruy Dias de Souza