08/11/2016 11h57

Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável é lançado nesta quarta

Foto: Bernardo Lima / Incaper
A bovinocultura sustentável será tema de 13 ações coletivas que o Incaper, em parceria com diversas instituições, realizará este ano nas Regiões Sul e Serrana do Espírito Santo.

Fortalecer e desenvolver a cadeia produtiva da pecuária bovina capixaba com sustentabilidade, visando melhorar a qualidade dos produtos ofertados e aumentar a produtividade e a renda dos produtores rurais. É com esse objetivo que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), lança, nesta quarta-feira (09), o Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável. O lançamento será no I Fórum do Agronegócio, durante o I Congresso Brasileiro de Pecuária Bovina e VIII Congresso Capixaba de Pecuária Bovina, em Vila Velha.

O programa surgiu após diálogos com produtores rurais, representantes de cooperativas, sindicatos rurais, indústrias de laticínios, associações, frigoríficos e demais elos da cadeia produtiva da carne e do leite. A demanda surgiu nas reuniões e oficinas de trabalho do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag 3), quando foram discutidas formas de como alavancar a pecuária bovina capixaba.

Os produtores atendidos pelo Incaper serão classificados em três grupos de trabalho, de acordo com as práticas de manejo adotadas nas suas propriedades: estruturação da propriedade, nutrição e alimentação dos animais; manejo intermediário – índices zootécnicos e gestão; e manejo avançado e comercialização de animais com aptidão produtiva.

Diversas ações foram propostas, entre elas: atualização contínua dos técnicos do Incaper; capacitação produtores rurais; implantação de unidades de observação e unidades demonstrativas; criação de vitrines tecnológicas na Fazenda Experimental de Bananal do Norte (Cachoeiro de Itapemirim) e na Fazenda Experimental de Linhares; elaboração de material técnico; realização de feiras e eventos; entre outras.

A expectativa é que o Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável facilite o acesso dos pecuaristas às tecnologias de produção e de gestão, ampliando seus conhecimentos. Além disso, pretende-se estimular a diversificação das atividades econômicas do meio rural e a recuperação de áreas degradadas e, principalmente, proporcionar o aumento da renda dos produtores rurais e de suas famílias, além da geração de empregos no campo.

Sobre o evento

O I Congresso Brasileiro de Pecuária Bovina e o VIII Congresso Capixaba de Pecuária Bovina começam nesta quarta (09) e seguem até sábado (12), no Cine Teatro da UVV, em Vila Velha. Trata-se do maior evento técnico-científico do estado e um dos maiores do país. Na ocasião, além de lançar o Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável, o Incaper participa das discussões na palestra “Clima e crise hídrica: O que faremos sem água na pecuária?”. A palestra será ministrada na quinta-feira (10), às 8h.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper