Com o objetivo de aumentar a produtividade e a qualidade da pecuária bovina capixaba, com foco na sustentabilidade, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), lançou nesta quarta-feira (09) o Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável.
A iniciativa foi apresentada pelo diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart, durante o VIII Congresso Capixaba de Pecuária Bovina, na UVV, em Vila Velha. Segundo Suzart, a iniciativa estabelece uma política pública permanente para o desenvolvimento do setor no Estado. “O Programa visa fortalecer e desenvolver a cadeia produtiva da pecuária bovina com sustentabilidade, visando melhorar a qualidade dos produtos ofertados e aumentar a produtividade e a renda dos produtores rurais”, afirmou o diretor-presidente do Incaper.
O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, que também participou do evento, disse que o Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável é uma ação inovadora. “O Espírito Santo está saindo de ações pontuais na pecuária e apresentando um programa robusto para fortalecer a cadeia produtiva no Estado”.
O programa surgiu após diálogos com produtores rurais, representantes de cooperativas, sindicatos rurais, indústrias de laticínios, associações, frigoríficos e demais elos da cadeia produtiva da carne e do leite. A demanda surgiu nas reuniões e oficinas de trabalho do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag 3), quando foram discutidas formas de como alavancar a pecuária bovina capixaba.
Os produtores atendidos pelo Incaper serão classificados em três grupos de trabalho, de acordo com as práticas de manejo adotadas nas suas propriedades: estruturação da propriedade, nutrição e alimentação dos animais; manejo intermediário – índices zootécnicos e gestão; e manejo avançado e comercialização de animais com aptidão produtiva.
Diversas ações foram propostas, entre elas: atualização contínua dos técnicos do Incaper; capacitação dos produtores rurais; implantação de unidades de observação e unidades demonstrativas; criação de vitrines tecnológicas na Fazenda Experimental de Bananal do Norte (Cachoeiro de Itapemirim) e na Fazenda Experimental de Linhares; elaboração de material técnico; realização de feiras e eventos; entre outras.
A expectativa é que o Programa Capixaba de Bovinocultura Sustentável facilite o acesso dos pecuaristas às tecnologias de produção e de gestão, ampliando seus conhecimentos. Além disso, pretende-se estimular a diversificação das atividades econômicas do meio rural e a recuperação de áreas degradadas e, principalmente, proporcionar o aumento da renda dos produtores rurais e de suas famílias, além da geração de empregos no campo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - SEAG
Ingrid Castilho
Ingrid.seag@gmail.com
(27)3636-3651
(27) 98895-0928
Pedro Callegario
Pedro.seages@gmail.com
(27)3636-3651
(27) 9 8849-9814
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper