12/09/2016 16h36 - Atualizado em 12/09/2016 16h53

Programa da Polícia Ambiental tem incentivo do Incaper

Foto: Tatiana Caus
integrantes do Programa Educacional de Formação de Agentes Ambientais Sustentáveis (Profaes), do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) estiveram na Biblioteca Rui Tendinha.

Na tarde desta segunda-feira (12), integrantes do Programa Educacional de Formação de Agentes Ambientais Sustentáveis (Profaes), do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA)  – coordenado pelo Capitão Waldir Corrêa Júnior – estiveram na Biblioteca Rui Tendinha, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O objetivo do encontro foi a busca de apoio do Profaes para a oficina de reaproveitamento de resíduos sólidos, que será realizado na primeira semana de outubro, na Escola Municipal Jocarli Gomes Salles, em Cariacica.

Segundo a integrante do Profaes, a soldado Renata Aprígio Lebal, o programa surgiu há menos de um ano e já realizou mais de dez visitas a Fazenda Experimental do Incaper, Reginaldo Conde, que fica em Jucuruaba (Viana). Lá, cerca de 60 alunos das escolas municipais são recebidos pelos técnicos do Incaper para participarem de trilhas e se inteirarem sobre os animais taxidermizados (empalhados) e sobre noções de preservação ambiental, com foco na crise hídrica em que o Estado vivencia nos últimos anos.

O Incaper reforça as ações de preservação da natureza da Polícia Ambiental. Já foram mais de 700 doações de exemplares, entre livros, vídeos, cartilhas e outras publicações, já entregues pela instituição.

A responsável pela Biblioteca Rui Tendinha, Merielen Frasson, lembrou que o público infantil e a juventude rural são públicos que sempre foram assistidos pelo Instituto. "É um público que podemos trabalhar tanto a conscientização, quanto a preservação do meio ambiente, utilização de sistema orgânico de cultivo, entre outras ações. Nós intensificamos o suporte a essas ações, com palestras nas escolas, visitas as fazendas, doação de publicações, entre outros".

Outras doações

Além das publicações, o Incaper já doou mais de 50 mudas de espécies nativas para uma ação de reflorestamento da Polícia Ambiental. As mudas foram plantadas por crianças do orfanato "Cidade do Garoto", localizado na Serra.

Para mais informações: (27) 3255-3096.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br