28/07/2016 15h00 - Atualizado em 28/07/2016 16h19

Programa de desenvolvimento sustentável da pecuária está em fase final

Reuniram-se para as discussões da fase final do programa, o diretor presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida, os zootecnistas do Incaper, Bernardo Lima de Mello e Lázaro Lázaro Samir Abrantes Raslan e o gerente de Aquicultura, Pesca e Produção Animal da Seag, Anderson Teixeira Baptista.

Nesta semana houve mais uma reunião de alinhamento do Programa Capixaba de Desenvolvimento da Pecuária Bovina, realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag) e pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O programa, que visa o desenvolvimento sustentável do setor de pecuária, está em sua fase final de elaboração e será lançado em breve.

O novo programa surgiu após diversos diálogos com produtores rurais, cooperativas, sindicatos rurais, indústrias de laticínios, associações, frigoríficos e demais elos da cadeia produtiva da carne e do leite. A demanda surgiu nas reuniões e oficinas de trabalho do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 3), onde foram discutidas formas de como alavancar a pecuária capixaba.

A iniciativa estará centrada em estratégias de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, tendo como referencial o Plano de Desenvolvimento do Espírito Santo de longo prazo (ES 2030). Os objetivos principais são: elevar a renda dos produtores por meio do aumento da produtividade; melhoria da qualidade da produção e agregação de valor na comercialização, procurando minimizar os desequilíbrios regionais existentes; favorecer o adensamento do arranjo produtivo por meio da articulação com as agroindústrias, cooperativas e associações existentes; implementar e integrar as políticas de desenvolvimento agropecuário, dando foco à sustentabilidade em suas diversas dimensões, priorizando a recuperação e conservação dos recursos naturais e dos sistemas produtivos, integrando às políticas de segurança hídrica para um desenvolvimento sustentável.

Também são prioritárias no programa ações de investimento em pesquisa, geração e na transferência de tecnologias, atuando com foco nos gargalos e problemas levantados pelo setor produtivo e do mercado. Além disso, há apoio à Agricultura Familiar, visando a assegurar sua sobrevivência e sua competitividade, e o estímulo ao associativismo e cooperativismo. Isso promove agregação de valor na comercialização e a capacitação técnica gerencial do agricultor, enfatizando o jovem que será, em curto e médio prazo, o empreendedor rural.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper