10/03/2017 13h05 - Atualizado em 13/03/2017 11h15

Programa de rastreabilidade de hortifruti deve ser implantado no ES

O Espírito Santo pretende rastrear a produção agrícola, com o objetivo de identificar a procedência dos alimentos produzidos no Estado.

O Espírito Santo pretende rastrear a produção agrícola, com o objetivo de identificar a procedência dos alimentos produzidos no Estado. A fim de levantar subsídios sobre rastreabilidade de frutas, legumes e verduras, o diretor técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Mauro Rossoni Junior, e o chefe da Seção de Inspeção e Fiscalização Vegetal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Marcio Gama dos Santos da Costa, participaram de uma reunião na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

O programa deve ser implementado pelo Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Incaper, Idaf, Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa) e a Secretaria Estadual de Saúde.

“O programa de rastreabilidade de hortifruti está sendo construído pela Seag e será discutido com os produtores rurais do Estado. Depois de levantarmos as ideias, vamos apresentar o programa à Secretaria de Saúde que será parceira desse processo”, explicou Mauro Rossoni Junior.

Sobre a rastreabilidade

A rastreabilidade indica todo o caminho do alimento, desde o cultivo, passando pelas técnicas adotadas na lavoura, colheita, até chegar ao consumidor. Frutas, legumes e verduras produzidos no Espírito Santo devem ser identificados e receber um código para cadastro em sistema computadorizado. Com isso, origem de cada alimento poderá ser observada de qualquer lugar do mundo.

Próximos passos

Nesta segunda-feira (13), todos os órgãos, representantes de supermercadistas e distribuidores de frutas, legumes e verduras envolvidos no programa vão se reunir para discutir a proposta técnica que deve ser implementada no Estado.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper