14/12/2016 16h11 - Atualizado em 19/12/2016 11h27

Projeto coordenado por pesquisador do Incaper ganha Prêmio Ecologia 2016

Foto: Tatiana Caus/Incaper
Equipe envolvida com o projeto "Mapeamento e avaliação da potabilidade da água subterrânea em poços artesianos no bairro Guriri, São Mateus/ES” recebe o troféu pelo 1º lugar na categoria "Pesquisa".

Um projeto coordenado pelo pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Fernando Soares de Oliveira (Regional Linhares), ficou em 1º lugar na categoria “Pesquisa”, durante o Prêmio Ecologia 2016 sob o tema central “Crise Hídrica: ações e soluções”. A solenidade foi realizada, nesta quarta-feira (14), no Palácio Anchieta.

O programa de Iniciação Científica Junior tem por objetivo despertar o interesse dos alunos de ensino fundamental e médio pela ciência. Ao todo são envolvidos 10 (dez) alunos do ensino médio da escola EEFM “Wallace Castello Dutra”; 02 alunas de graduação da instituição de ensino superior MULTIVIX- campus Nova Venécia, que atuam como monitoras do projeto; 01 professor tutor atuante na escola EEFM “Wallace Castello Dutra” e  o coordenador do projeto  o Sr. Fernando Soares de Oliveira,  Agente de Pesquisa e Inovação em Desenvolvimento Rural - INCAPER/CRDR-EN.

O prêmio foi recebido pela monitora do projeto, a formanda em Engenharia Ambiental, Tamires Lima da Silva.  " O projeto visa conscientizar os usuários das águas subterrâneas sobre a importância de se conhecer a qualidade da água, antes de consumi-la a fim de indicar métodos domésticos de tratamento de água, evitando assim a proliferação de doenças de veinculação hídrica."

Com relação aos resultados do projeto, o pesquisador explicou que foram realizadas coletas entre os meses de agosto-outubro das águas subterrâneas captadas através de poços artesianos em Guriri, São Mateus-ES. "Assim que os resultados foram gerados, foram feitos os relatórios, gráficos e mapas temáticos indicando os pontos de coleta da água e sua proximidade com a fonte potencial de poluição (fossas negras)”, explicou o pesquisador Fernando Soares de Oliveira.

A ideia inicial do projeto era verificar a contaminação da água, citando como fonte provável a “Fossa Negra”. Cerca de 16 famílias de São Mateus puderam observar os resultados do projeto, além de receber um laudo das coletas, no último sábado (10).

O segundo lugar foi para o estudante Walter Batista Junior, com o projeto “As dimensões da sustentabilidade na gestão da crise hídrica no município de Afonso Cláudio/ES”.

A premiação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). “Essa premiação não é pura e simplesmente uma competição. Ela tem por base a nobreza da defesa intransigente do meio ambiente. É uma busca por soluções para questões atuais que afetam a população na área do meio ambiente”, reforçou o Secretário do Iema, Aladim Fernando Cerqueira.

Prêmio Ecologia 2016

Ao todo, participaram 460 pessoas em oito categorias (pesquisa, educacional, inovação em soluções para a gestão da água em situações de escassez hídrica, fotografia, curtas ambientais, desenho, municípios sustentáveis e jornalismo) e nove subcategorias (ensino infantil, fundamental, médio, empresarial, experiência de sucesso, desenho de 06 a 08 anos, 09 a 11 anos, 12 a 14 e 15 a 18 anos).

Os primeiros colocados de cada categoria foram premiados com um notebook e os que ficaram em segundo lugar receberam um tablet. Já na categoria fotografia, os dois primeiros colocados foram presenteados com câmeras fotográficas. Além disso, o vencedor da subcategoria Experiência de Sucesso, recebeu um prêmio em dinheiro no valor de R$ 6 mil.

Confira mais sobre outras categorias: http://www.folhavitoria.com.br/

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus