06/09/2017 14h27

Projeto Plantando Saúde: Incaper de Colatina concorre a premiação nacional

Foto: Incaper/Tatiana Caus
As plantas medicinais são utilizadas na fabricação de produto fitoterápicos.

O projeto Plantando Saúde, desenvolvido pelo Incaper de Colatina junto à Associação de Produtores Rurais do Cascatinha do Pancas, está entre os 20 finalistas do Edital Reconhecer, promovido pela Fundação Vale. O trabalho consiste na implantação de uma horta comunitária com as plantas medicinais mais conhecidas e utilizadas pela comunidade, associando o conhecimento cultural e a tecnologia científica.

Foi prevista uma parceria com a escola da comunidade e com os agentes de saúde, que recebem capacitação para tornarem-se multiplicadores sociais, de maneira a preservar a cultura e a tradição entre as novas gerações. O objetivo é instruir e conscientizar as pessoas a respeito do uso correto das plantas medicinais, orientando a respeito dos benefícios e também dos malefícios que estas plantas podem trazer. As técnicas de manejo, orientações sobre o cultivo, coleta, secagem, manipulação e forma de uso serão apresentadas por meio de encontros e oficinas.

A horta será implantada no Sítio Formosa. A propriedade já utiliza as técnicas de compostagem e aproveitamento de materiais, de maneira a obter um produto diferenciado e de baixo custo. Além disso, a área está em processo de cadastramento na Organização de Controle Social (OCS).

Para votar no projeto Plantando Saúde, clique aqui:

Edital Reconhecer

O Edital Reconhecer bateu recorde de inscrições. Foram 146 projetos recebidos, sendo 64 de Geração de Trabalho e Renda, 47 com foco na Educação e 35 projetos com o tema Saúde. Os projetos inscritos foram analisados por uma Comissão Avaliadora que selecionou 20 projetos finalistas. Dentre esses, serão contemplados 12 projetos, sendo os 2 mais votados no site da Fundação Vale e os 10 mais bem avaliados pela comissão, com base nos requisitos listados no Edital. As instituições responsáveis pelos projetos receberão um aporte financeiro de até R$ 30 mil para a execução de suas propostas. Participaram da iniciativa pessoas jurídicas privadas, sem fins lucrativos e legalmente constituídas, como associações, fundações e cooperativas de 29 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo. Os projetos foram inscritos em uma das três categorias desta edição: Geração de Trabalho e Renda, Educação e Saúde. O Edital Reconhecer 2017 é uma iniciativa da Fundação Vale que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos territórios e fortalecer o capital humano e social nas comunidades nas quais a Vale está presente.

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves / Fundação Vale
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper