06/07/2016 14h48

Projeto “Produtor Informado” em busca da Sustentabilidade do Café no ES

Capa da apostila didática do curso de "Produtor Informado"

Com o objetivo de aumentar o uso de práticas sustentáveis na produção cafeeira, cerca de 1000 agricultores familiares do Espírito Santo serão capacitados. A ação faz parte do projeto, de âmbito nacional, denominado “Produtor Informado” que é parte do Programa Café Sustentável do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) por meio da P&A Marketing de São Paulo.

No Estado o projeto é executado por meio da parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres) e visa capacitar, por meio de cursos, os cafeicultores de Conilon e Arábica interessados em melhorar a gestão de suas propriedades e a qualidade de seu café.

O chefe da Área de Extensão Rural do Incaper, Izaias dos Santos Bregonci, salientou que, a meta pactuada é capacitar mil cafeicultores ao longo de 2016, por meio de 70 cursos a serem ministrados, distribuídos pelo Estado do Espírito Santo. “É mais uma oportunidade que temos para trabalhar a sustentabilidade diretamente com os cafeicultores”, completou.

O critério para a seleção dos municípios participantes foi feito com base na expressividade da cafeicultura como atividade socioeconômica. No primeiro semestre de 2016 já foram realizados cursos em Águia Branca, Jaguaré, Ponto Belo, Pinheiros, Mantenópolis e Pedro Canário (Extremo Norte); Rio Bananal, São Gabriel da Palha e Governador Lindenberg (Centro Norte), Marechal Floriano, Domingos Martins e Laranja da Terra (Centro Serrano) e em Muqui (Sul Caparaó).

Projeto Produtor Informado

Em um único curso estão reunidas informações básicas em informática e de conhecimento sobre as “Boas Práticas Agrícolas” que auxiliarão no aumento da produtividade, renda e de qualidade de vida dos cafeicultores e suas famílias, buscando a sustentabilidade das atividades cafeeiras.

Dos materiais didáticos de suporte para o curso, são distribuídos uma apostila para cada aluno e para o instrutor; as apresentações são no formato PowerPoint e vídeos em DVD sobre os assuntos abordados no módulo de Boas Práticas. Lembrando que o curso não tem custo para os alunos.

O curso é composto de 28 horas aula, divididas em 14 encontros de duas horas de duração. E, dentre estes encontros, oito deles abordarão o tema “sustentabilidade na produção de café” e seis deles irão tratam sobre “informática básica aplicada”; cada turma deverá ter no mínimo dez alunos e no máximo 25.

Os Instrutores dos cursos são técnicos do Incaper que participaram de uma Capacitação quanto ao Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC) do Programa Café Sustentável, realizado pela Cecafé por meio da P&A no Estado em 2015.

Izaias Bregonci acrescentou que os técnicos instrutores devem ter experiência com a cultura do café e boa capacidade de comunicação, serem motivadores e ainda terem participado do alinhamento prévio sobre o conteúdo para tirar dúvidas, entenderem a abordagem proposta e as explicações sobre o material didático inerente ao curso.

O extensionista do Incaper, Lucio Herzog Demuner, estes cursos são fundamentais para a implementação da sustentabilidade das propriedades cafeeiras do Espírito Santo, especialmente as de base familiar.

Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC)

O currículo é um documento de elaboração coletiva construído com a participação dos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural dos principais estados produtores de café do Brasil e, dentre eles está o Incaper. Também estão inseridas as entidades de classe, os institutos, as associações e organismos de certificação.

Segundo o coordenador nacional do SCP, Pedro Ronca, da P&A Marketing de São Paulo, o currículo não é e nem pretende ser um sistema de certificação. “Ele é apenas a seleção dos temas centrais e fundamentais para a atuação em sustentabilidade, tanto do produtor como do técnico ou extensionista”, explicou.

Dessa forma, o CSC é uma referência comum para a aplicação da sustentabilidade nas propriedades de café. Ao unificar a linguagem, ele fortalece as ações e acelera o processo de entrada na sustentabilidade, principalmente para os pequenos e médios produtores de café.

Portanto, este currículo foi construído também para ser uma base de preparação das propriedades para acessar posteriormente sistemas de verificação ou certificação com reconhecimento internacional e novos mercados, caso seja a vontade do produtor.



Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper