02/12/2016 14h18 - Atualizado em 02/12/2016 15h57

Projetos do Incaper vencem na 11ª edição do Prêmio Inoves

O projeto do Incaper "Polo de Tangerina: do plantio à comercialização" foi um dos vencedores na categoria "Práticas Transformadoras".

Na noite de quarta-feira (01), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) – órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) – se destacou na cerimônia da 11ª edição do Prêmio Inoves, onde dois dos três projetos concorrentes foram premiados. Além disso, o instituto recebeu uma menção honrosa. O evento aconteceu no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória.

Os vencedores deste ano foram “Polo de Tangerina, do Plantio à Comercialização”, na categoria “Práticas Transformadoras” e “Por Dentro do Incaper: Comunicação e Valorização” na categoria “Valorização do Servidor”. Além disso, o extensionista do escritório local do Incaper, Erivelton Gonçalves da Cunha – coordenador do projeto “Agroecologia, Sustentabilidade para a Sociedade” – recebeu uma menção honrosa de “Atitude empreendedora”.

Durante o evento, foram anunciados os oitos vencedores que receberão um prêmio de R$ 16 mil em equipamentos de informática, o troféu e terão as suas boas práticas divulgadas na Revista Inoves.

A divulgação do resultado foi recebida com entusiasmo pelas equipes vencedoras. “Estou muito feliz por mais este reconhecimento. Nós continuamos a buscar mudanças diretas na qualidade de vida dos agricultores familiares”, afirmou Erivelton da Cunha, que também é um dos responsáveis pelo projeto do Incaper “Agroecologia, Sustentabilidade para a Sociedade”, que também concorreu ao prêmio.

O coordenador do projeto “Polo de Tangerina: do Plantio à Comercialização”, o pesquisador Sebastião Antônio Gomes, contou que próximo a comemoração dos 60 anos do Incaper, este é uma espécie de Oscar para a instituição e para a agricultura do Espírito Santo. “Agradeço especialmente ao empenho e colaboração dos profissionais do escritório local do Incaper e da Secretaria de Agricultura do município de Alfredo Chaves, e pela dedicação do extensionista Fábio Lopes Dalbom, do escritório local do Incaper em Iconha”.

Para o pesquisador Hélcio Costa, também responsável pelo projeto do Polo de Tangerina, esta é uma grande vitória do Incaper. “Este prêmio não poderia vir sem a participação direta dos produtores rurais. É emocionante presenciar a melhoria da sua qualidade de vida, com o aumento da renda e a diversificação de culturas em sua propriedade”.

A coordenadora do “Por Dentro do Incaper”, Luciana Silvestre Girelli, parabenizou a todos os servidores. “Não existem palavras para expressar tamanha alegria. Lutamos todos os dias para que a gestão pública cumpra sua função social cada vez melhor. Eu acredito no serviço público de assistência técnica e extensão rural. Nosso projeto de comunicação valoriza aqueles que trabalham todos os dias para transformar a vida de tantas famílias de agricultores no Estado”, comemorou.

A pesquisadora e chefe do Departamento de Comunicação e Marketing do Incaper (DCM), Adelaide da Costa, ressaltou a importância do prêmio. “É um momento de grande valorização da gestão pública estadual. Estou muito emocionada porque em 2009 fui premiada pela categoria “Inovação e Tecnologia” e atualmente, além de concluir um trabalho desenvolvido junto à equipe de fruticultura do Incaper, estou junto aos profissionais da comunicação”.

O diretor técnico do Incaper, Mauro Rossoni Junior, comemorou com as equipes vencedoras. “Já tínhamos grandes expectativas de levar três prêmios para casa. A instituição tem um grande potencial, com profissionais altamente qualificados e renomados em todo o Estado e fora dele. Os trabalhos internos e para o público externo merecem ser cada vez mais valorizados”.

Conheça mais sobre os projetos do Incaper:

1) Vencedor - Polo de Tangerina: do plantio à comercialização.

Coordenador: Sebastião Antonio Gomes (CRDR Centro Serrano)

Com a decadência da banana figo, na comunidade de São Joaquim, Alfredo Chaves, devido ao fusarium, que chegou a dizimar essa variedade, ocorreram problemas de ordem econômico-social nesse setor, ocasionando diminuição de emprego e renda, além da saída de muitos jovens do meio rural. Assim, o projeto visa contribuir para o fortalecimento socioeconômico da região afetada com o problema, por meio da introdução de nova atividade produtiva, a tangerina Ponkan. Para isso, foi desenvolvida uma série de ações, como diagnóstico do problema, discussão coletiva das soluções, articulação com o Polo de Tangerina para o fomento de mudas e caixas, formação e acompanhamento técnico dos produtores; implantação e condução dos pomares, organização dos grupos; filiação a Cooperativas e Associações, finalizando com a comercialização dos produtos. Os resultados alcançados permitiram a superação do impacto socioeconômico causado pelo problema da banana, e ampliaram a diversificação agrícola e melhoraram a renda e a autoestima das famílias rurais.

2) Vencedor - Por dentro do Incaper: comunicação e valorização

Coordenadora: Luciana Silvestre Girelli (DCM/Sede)

O Por Dentro do Incaper é um informativo interno, produzido pela equipe de comunicação do Instituto e enviado semanalmente para o e-mail de cerca de 700 servidores. Ele foi criado para preencher uma lacuna na comunicação interna da instituição. Os servidores se sentiam preteridos do acesso às informações no Incaper, o que gerava um sentimento de desvalorização profissional. Sua concepção visou a atender ao objetivo de promover a valorização dos servidores por meio da socialização de informações e das experiências dos profissionais. Após três anos de implantação, o informativo contribuiu para ampliar a satisfação profissional, incentivar a adoção de práticas sustentáveis, valorizar a memória institucional e dar mais transparência às ações do Incaper. Em pesquisa de opinião realizada com os servidores, 85% sentiram-se valorizados e reconhecidos após terem se visto no informativo e 91% afirmaram que o material contribuiu para a valorização e o reconhecimento profissional dos servidores do Incaper.

3) Agroecologia, Sustentabilidade para a Sociedade

Coordenador: Erivelton Gonçalves da Cunha (ELDR de Iconha) – recebeu menção honrosa como “de “Atitude empreendedora”

O projeto surge do contexto da agricultura convencional, extremamente agressiva aos recursos naturais com degradação ambiental e pouca sustentabilidade para famílias no espaço rural. A sociedade anseia alimentos saudáveis e cresce a preocupação ambiental (questão hídrica e uso de agrotóxicos). Há a necessidade de desenvolver um sistema de produção agrícola mais sustentável nas suas diversas dimensões, por meio do desenvolvimento da agroecologia e agricultura orgânica, mediante a ação da extensão rural com as organizações dos agricultores, capacitação sobre agroecologia/agricultura orgânica, certificação orgânica das propriedades e inclusão dos agricultores em mercados diferenciados com agregação de valor. Consolidaram-se grupos de agricultores com produção orgânica, com mudança no sistema de produção com sustentabilidade ambiental, melhoria da qualidade de vida das famílias, comercialização da produção orgânica em diversos espaços e oferta de alimentos orgânicos para a sociedade capixaba.

Inoves 2016

Foram indicados três trabalhos para a final em cada uma das oito categorias: Atendimento ao Cidadão, Práticas Transformadoras, Uso Eficiente dos Recursos Públicos, Valorização do Servidor, Resultados para a Sociedade, Inclusão Social, Participação e Controle Social e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Já os destaques foram as menções especiais temáticas “Destaque Gestão Criativa” e “Destaque Eficiência na Gestão”; as de incentivo à participação, intituladas “Destaque Participação” e “Destaque Participação Municipal”; as de mérito individual, denominadas “Destaque Atitudes Empreendedoras”; além das menções “Destaque Inovação na Gestão Municipal”, que estimulam a gestão empreendedora nos municípios, por região (Metropolitana, Centro-Norte, Norte, Serrana e Sul).

Mais informações em: http://www.inoves.es.gov.br/

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper