07/04/2017 10h15 - Atualizado em 07/04/2017 10h16

Publicação explica o passo a passo para conseguir licenciamento ambiental da aquicultura

Os agricultores capixabas contam com mais um instrumento para facilitar o acesso aos procedimentos de obtenção de licença ambiental para empreendimentos aquícolas. Trata-se da publicação “Licenciamento Ambiental da Aquicultura: saiba como proceder”, um manual que apresenta o passo a passo a ser feito por quem precisa regularizar seu empreendimento.

Segundo a coordenadora do Programa Especial de Aquicultura e Pesca do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Lucimary Soromenho Ferri, a publicação apresenta de forma simples e resumida todos os procedimentos estabelecidos pelas portarias que desburocratizaram a obtenção das licenças ambientais.

“Considerando a importância social e econômica da atividade e com o objetivo de incentivar ainda mais a regularização dos empreendimentos de pequenos e médios produtores, foram adotados novos procedimentos para a obtenção da licença ambiental, a Dispensa de Licenciamento Ambiental e o Licenciamento Ambiental Simplificado. A forma de solicitação dessas licenças encontra-se detalhada na publicação”, falou Lucimary.

Ela disse que cerca de 80% dos produtores capixabas podem ser contemplados por essas legislações, pois atualmente estão em fase de construção ou situação irregular. “Essas normativas são uma oportunidade para os agricultores resolverem pendências e apostarem no futuro por meio dessa atividade”, complementou a coordenadora.

O documento foi feito de maneira conjunta por profissionais da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Incaper, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). Para acessá-lo, clique aqui http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/2693/1/BRT-Cartilha-Licenciamento-Simplificado-Aquicultura.pdf

 

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868

Twitter: @incaper

Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper