02/10/2017 14h54 - Atualizado em 02/10/2017 15h02

Região Serrana do Estado recebe dia de campo sobre Ponkan

Foto: ELDR Domingos Martins
Essa é mais uma iniciativa do escritório local do Incaper de Paraju em parceria com a Associação de Agricultores de Alto Paraju, com a colaboração da Prefeitura Municipal e da COOPRAM.

Agricultores familiares de Alto Paraju e Goiabeiras, Domingos Martins, Região Serrana do Estado, foram orientados quanto as principais etapas de produção da cultura de Ponkan, em mais um dia de campo. O encontro aconteceu na propriedade da família Cabral, sob os cuidados dos irmãos Vinicius e Eduardo Cabral.

Essa é mais uma iniciativa do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Paraju em parceria com a Associação de Agricultores de Alto Paraju, com a colaboração da Prefeitura Municipal, via Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins (COOPRAM).

De acordo com o engenheiro agrônomo do escritório local do Incaper, Mario Cesar Ewald, a região em questão é forte produtora de citrus, especificamente com a cultura de Ponkan, depois da produção de banana. Segundo ele, hoje existe uma área de em torno de 510 hectares, com mais de 10 mil toneladas plantadas no município, ao ano.

O dia de campo foi dividido em três estações: na primeira, o pesquisador Hélcio Costa, tratou sobre as pragas e doenças da cultura, com foco na doença fúngica da alternária. “Essa doença costuma ocorrer neste período do ano, iniciando nas novas brotações até atingir os frutos na maturação. Deve-se evitar condições propícias à doença, manter o controle e usar somente os produtos indicados”, explicou.

Na segunda estação, as técnicas e a importância da poda em tangerina Ponkan para o desenvolvimento da planta, foram explicadas pelo pesquisador Sebastião Antônio Gomes. Importância da Poda no desenvolvimento da planta. Ele deu ênfase na poda como controle de doenças – maior insolação e aeração – e obtenção de frutos devido ao raleamento - menos frutos, porém frutos maiores.

Por fim, foi a vez de falar sobre calagem e adubação e o responsável pela terceira estação foi o engenheiro agrônomo Cesar Abel Krohling. Importância dos elementos do solo na nutrição da planta e da calagem, efeitos dos nutrientes e sintomas de deficiências, foram os principais pontos abordados.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br