17/10/2016 10h39 - Atualizado em 17/10/2016 10h42

Relatórios de informações da Produção Agropecuária Capixaba são disponibilizados pelo Incaper

Foto: Tatiana Caus/Incaper
Equipe do projeto SIPAC - Sistema de Informações da Produção Agropecuária Capixaba, por meio de relatórios com os dados da produção agrícola do Estado.

Na Sede do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), foram apresentados os resultados obtidos no primeiro ano do projeto SIPAC - Sistema de Informações da Produção Agropecuária Capixaba, por meio de relatórios com os dados da produção agrícola do Estado. O evento aconteceu na última quinta-feira (13). 

O projeto foi desenvolvido por servidores do Incaper, juntamente com professores e alunos do Laboratório de Educação em Desenvolvimento de Soluções (Leds) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) da Serra. O objetivo foi desenvolver um sistema de informações estatísticas da produção agropecuária do Espírito Santo para a sistematização, organização e divulgação dos dados no site da instituição, permitindo o rápido acesso aos dados da produção, por produtores, pesquisadores, extensionistas e pelo o público em geral.

A partir do sistema, o Incaper irá disponibilizar no seu site um conjunto de relatórios com os dados da produção. Na primeira etapa do projeto foram feitos relatórios com dados da produção agrícola, em lavouras permanentes e temporárias. Os relatórios com dados da produção animal e da silvicultura serão elaborados na segunda etapa do projeto.

A pesquisadora do Incaper e coordenadora do projeto, Edileuza Galeano, salientou que a disponibilização dos dados da produção agropecuária de cada um dos municípios do Estado possibilita o planejamento de políticas públicas. Segundo ela, no que diz respeito aos indicadores de “Produção agrícola bruta estadual”, é de fundamental importância o acompanhamento daquilo que é produzido no Espírito Santo e a divulgação dos dados.

Ela informou que grande parte dos produtos relevantes para o Espírito Santo ainda não estão incluídos em outras publicações disponibilizadas na web, como os dados que constam no banco de dados SIDRA (IBGE). Em Olerícola, dos 41 produtos pesquisados no ES constam apenas oito deles no SIDRA e, em Fruticultura, dos 26 pesquisados, só constam 15. Em um levantamento feito pelo Incaper, tais produtos correspondem a 10,8% do valor bruto da produção agrícola estadual, sendo este percentual mais representativo para alguns municípios.

 “O desenvolvimento do sistema irá possibilitar melhor desempenho do planejamento e da organização, pesquisa e extensão das atividades agropecuárias capixaba, bem como reduzirá o tempo que os pesquisadores e planejadores gastam com busca e sistematização dos dados estatísticos”, reforçou Edileuza.

Para o presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida, é gratificante presenciar mais um resultado, fruto da integração das instituições. “Um projeto com tamanha importância, que tem como premissa facilitar a busca por informações e alavancar o planejamento das políticas públicas para a agropecuária capixaba, merece incentivo e apoio”, disse.

A iniciativa é uma demanda que consta nos planos da antiga Empresa Capixaba de Pesquisa Agropecuária (Emcapa), desde a década de 90. Em 2015, o Incaper levou o projeto para o Ifes (Serra), que aceitou a proposta de parceria.

A pesquisadora do Incaper Vanessa Alves Justino Borges também explicou um pouco como se deu a retomada do projeto. Segundo ela, surgiu a necessidade de estruturar uma equipe de socioeconomia no Incaper, objetivando realizar estudos que acompanhassem o desenvolvimento rural do Espírito Santo, com foco em três linhas de atuação: conjuntura econômica agropecuária, socioeconomia e desenvolvimento rural. “Hoje nós podemos encontrar informações estratégicas tanto para os servidores quanto para a gestão pública em geral e até para os produtores”, completou.

Resultados x Expectativas

O projeto contou com o trabalho de bolsistas do Programa de Iniciação Cientifica e Tecnológica (ProITC) do Incaper, que recebem bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). São os estudantes do Ifes Danilo de Oliveira, Cristian da Silva Anterio e Ana Rúbia Ramos Vicente (voluntária no Leds).

Os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver suas atividades no âmbito desta parceria entre Incaper e Ifes. Os relatórios, resultantes do sistema, englobam variáveis como quantidade produzida, área colhida e perdida, e rendimento médio. As consultas podem ser feitas a partir de parâmetros como por produto, grupo de produtos, irrigado ou não irrigado, por município, meso e/ou microrregião.

De acordo com o pesquisador do Incaper David Martins a iniciação científica integra os estudantes nas atividades técnicas e científicas. “A primeira experiência, de fato, com um programa assim, nos trouxe 13 bolsas contemplando diversas atividades desenvolvidas com a ajuda dos alunos e com resultados significantes. Ansiamos por outras novas propostas”, contou.

“A partir do momento em que os alunos entregaram os resultados, houve uma quebra de paradigma. O Incaper confiou em nossas ferramentas de trabalho, com o suporte dos professores, mesmo não presentes fisicamente na instituição. Deu muito certo”, comemorou o bolsista Cristian Anterio.

Os professores do Ifes Sérgio Nery Simões, Moisés Omena e Paulo Sérgio Santos Júnior contribuíram para a orientação dos alunos quanto ao desenvolvimento de Tecnologias da Informação (TI) durante os trabalhos. O professor Sérgio Nery lembrou que este é investimento que pode tornar-se uma nova referência para o Estado. “A partir de uma gama de informações, com suas peculiaridades, criamos uma nova infraestrutura e uma melhor personalização dos dados para serem armazenados de forma segura e de fácil acesso. Além disso, geramos recursos humanos e mais educação para os alunos”, contou.

Integrantes do Projeto

Edileuza Aparecida Vital Galeano – Pesquisadora do Incaper - coordenação

Rodrigo de Castro Cosme – Técnico de TI do Incaper

Aliana Pereira Simões – Designer do Incaper

Luciano Rodrigues de Oliveira – Pesquisador do Incaper

Vanessa Alves Justino Borges – Pesquisadora do Incaper

Renato Correa Taques – Pesquisador do Incaper

Danilo de Oliveira – Aluno do Ifes e bolsista do Incaper

Cristian da Silva Anterio – Aluno do Ifes e bolsista do incaper

Sergio Nery Simões – Professor do Ifes

Moisés Savedra Omena – Professor do Ifes

Paulo Sérgio dos Santos Júnior – Professor do Ifes

Ana Rúbia Ramos Vicente – Aluna do Ifes

Acesso ao SIPAC

Por enquanto o Sistema está disponível somente na rede interna do Incaper. Poderão ter acesso ao sistema apenas os locais que estiverem ligados diretamente à rede do Incaper.

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper