19/12/2017 08h29

Retrospectiva 2017: Atuação do Incaper em agroecologia e agricultura orgânica incentiva sustentabilidade no meio rural

A atuação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na área de agroecologia e agricultura orgânica no ano de 2017, foi fundamental para o avanço da sustentabilidade no meio rural. A equipe do Instituto prestou atendimento a 4.361 agricultores nessas áreas nos diversos municípios capixabas.

No município de Nova Venécia, no Norte capixaba, por exemplo, foram realizadas 26 visitas para realização de diagnóstico das unidades de produção familiar para elaboração de plano produtivo e oficinas para a produção de caldas e biofertilizantes, seleção e conservação de sementes crioulas, produção e conservação de alimentos orgânicos, produção de cores da terra e homeopatia.

Além disso, foi feito um seminário sobre agroecologia envolvendo mais de 400 agricultores e estudantes, e compraram-se equipamentos e materiais para a loja dos orgânicos do município, projeto elaborado pelo Incaper de Nova Venécia em conjunto com o Território da Cidadania, totalizando R$150 mil.

“No âmbito das políticas públicas de comercialização da agricultura familiar, foram inseridas seis famílias agroecológicas no Programa de Aquisição de Alimentos, bem como a Associação de Produtores Orgânicos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, afirmou o extensionista do Incaper Moizés Marré.

Segundo o extensionista, na atual conjuntura agrária, social, ambiental e econômica do meio rural, é muito importante que o Incaper se posicione e apresente meios diferenciados para a produção, organização e comercialização de alimentos saudáveis.

“Temos que fortalecer as políticas públicas de Ater, em especial a da agroecologia, bem como potencializar os agricultores na produção de alimentos sem o uso de venenos, garantindo mercado diferenciado e melhorando a renda das famílias. Essas medidas ajudam na saúde da população rural e urbana e na produção e consumo de alimentos sem contaminação, além de trabalhar a autonomia dos agricultores em relação ao comércio de produtos e agrotóxicos”, explicou Moizés.

Ele ainda disse que o Incaper apresenta-se como um dos grandes responsáveis por incentivar ações em prol do meio ambiente, colocando-se como percussor de um processo de sustentabilidade para o meio rural. “Para 2018, nossas perspectivas são de avanços para essa área, pois as pessoas têm buscado cada vez mais o serviço de Ater, tendo em vista as consequências do elevado uso de agrotóxicos na agricultura”, afirmou Moizés.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper

 

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868

Twitter: @incaper

Facebook: Incaper

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper