19/12/2017 08h18 - Atualizado em 19/12/2017 08h25

Retrospectiva 2017: Novas estações meteorológicas e reformulação do site marcaram atuação do Incaper na área

Durante o ano de 2017, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) destacou-se pelas ações na área de meteorologia. Além da instalação de novas estações meteorológicas no Estado, o site desse serviço foi reformulado e contou com, aproximadamente, 2 milhões de visualizações durante o ano.

Por meio da parceria entre o Incaper e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram instaladas duas estações meteorológicas, em Marilândia e em Venda Nova do Imigrante, com o objetivo de modernizar a rede atual. “Também houve a ampliação da rede de monitoramento com a instalação de dois novos postos de observação meteorológica, em Ecoporanga e em Vila Velha”, explicou o responsável pela coordenação das atividades da equipe de meteorologia do Incaper Hugo Ramos.

Ele também ressaltou que o lançamento da nova página do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper proporcionou uma modernização na forma de acessar as informações geradas pela equipe. “Na página do Incaper, considerando o período de 1 de janeiro de 2017 a 11 de dezembro de 2017, foram registradas 1.954.832 visualizações de página, originadas de 139.102 usuários”, relatou Hugo.

Em relação ao atendimento ao cidadão, por meio do repasse de dados meteorológicos para fins técnicos, científicos e educacionais, a equipe do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper atendeu 398 usuários. Ao longo de 2017, em resposta aos impactos provocados pelo processo de estiagem no Espírito Santo, foram elaborados 17 documentos, tanto em nível municipal quanto estadual.

“Como prestação de serviço de utilidade pública, a equipe de meteorologia participou de aproximadamente de 331 ações, dentre palestras, entrevistas e citações nos meios de comunicação, abordando temas relacionados ao tempo, clima, suas aplicações e efeitos nas diversas atividades da sociedade, com foco no meio rural”, falou Hugo.

Já a contribuição científica realizada pela equipe do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper em 2017 baseou-se na elaboração de quatro edições do periódico “Boletim Climatológico Trimestral” e de três resumos publicados nos Anais do XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia.

Perspectivas para 2018

Segundo Hugo Ramos, até o fim do primeiro semestre de 2018, os usuários do Incaper poderão acessar novos produtos que vem sendo desenvolvidos pela equipe de meteorologia. “A previsão do tempo ficará mais moderna e precisa, pois todos poderão acessar as informações específicas para o seu município, estendida para um período de 15 dias. Também será implantado um sistema de previsão com as tendências climáticas para um período de até 3 meses no Espírito Santo”, relatou o meteorologista.

Ele também disse que será disponibilizada ao produtor rural a previsão agrometeorológica, com informações específicas para melhorar o rendimento das lavouras e também para o manejo de animais.

Também está prevista a conclusão do processo de reordenamento e ampliação da rede de observações meteorológicas, com a instalação de uma estação na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, em Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim, e de outra na Fazenda Experimental de Sooretama.

Em termos de produção científica, a equipe pretende lançar a publicação “Síntese Climática Trimestral do Espírito Santo” como um aprimoramento do atual Boletim Climatológico Trimestral, apresentando os principais fenômenos ocorridos no trimestre, acrescidos de outras informações meteorológicas e agrometeorológicas.

“Também buscaremos lançar o ‘Boletim Climático Mensal do Espírito Santo’, apresentando uma análise dos principais eventos meteorológicos que influenciaram o estado ocorridos no mês”, falou Hugo.

Serviços

Como atividade rotineira, a equipe do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper gera os seguintes produtos para a sociedade capixaba: previsão do tempo elaborada para todo o Espírito Santo para os próximos 5 dias, atualizada duas vezes ao dia; boletins agrometeorológicos, que apresentam um resumo dos dados meteorológicos observados na rede de estações do Incaper e de parceiros; mapas e gráficos que mostram o comportamento do clima em todo o Estado durante o ano, atualizado a cada mês; e avisos meteorológicos especiais, emitidos para mobilizar a sociedade a tomar medidas que minimizem os impactos causados por eventos meteorológicos que causam severidade.

Clique aqui e assista ao vídeo “Meteorologia: Você sabe como é feita a previsão do tempo?”: https://www.youtube.com/watch?v=dOpckXlyf0M

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli