21/12/2017 14h18

Retrospectiva 2017: Unidade de Referência em Agroecologia do Incaper dissemina tecnologias para agricultores familiares

A Unidade de Referência em Agroecologia (URA) do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), localizada em Domingos Martins, destacou-se pela geração de tecnologias e disseminação de conhecimentos para os agricultores familiares no ano de 2017.

Na URA, estão sendo desenvolvidos seis tipos diferentes de projetos: seleção, multiplicação e distribuição de variedades adaptadas a sistemas agroecológicos; tecnologias em reciclagem, insumos para adubação, fertilidade de solos e dinâmica do carbono e nutrientes em sistemas orgânicos; manejo de plantas de cobertura de solo de inverno e verão no sistema plantio direto em cultivos orgânicos de hortaliças; níveis de nitrogênio em composto, associados à adubação verde, sobre o desenvolvimento e a sanidade de plantas em cultivo orgânico; avaliação de cultivos orgânicos em alamedas formadas com leucina; e eficiência de fosfitos como indutores de resistência a doenças em cultivo orgânico de hortaliças.

Em termos de ações de difusão, disponibilização e socialização de tecnologias e indicadores para a agricultura orgânica, foram recebidas no período de 2016 e 2017 nove excursões técnicas e diversas visitas individuais. Foram registrados em folha de presença, um total de 182 visitantes entre técnicos, professores, produtores e alunos.

As principais instituições atendidas foram o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campi Vitória e Itapina -; Instituto Federal de Bom Jesus do Itabapoana; Escola Família Agrícola de Rio Bananal; Comitiva técnica do CAR – Consejo Asesor Regional, do Chile; Instituto Erling Lorenztez; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria de Jetibá e agricultores associados; Secretaria de Agricultura de Marataízes e escritório local do Incaper de Cariacica e produtores rurais.

Segundo o pesquisador do Incaper e responsável técnico pela URA Jacimar Luis de Souza, neste período foram distribuídas a produtores e técnicos as seguintes espécies e quantidades de sementes crioulas multiplicadas no projeto: 50 kg de milho Emcapa-201; 30 kg de Feijão Serrano; 30 kg de Inhame cv. Regional chinês; sementes de 8 variedades de tomate, num total aproximado de 120g, equivalente a 33.600 sementes.

“Além dessas espécies, também estão previstas para 2018, a distribuição de sementes orgânicas de Couve-flor, cv. Teresópolis precoce, de 15 anos de seleção; Bulbilhos dede alho e Rizomas de gengibre”, falou Jacimar.

O atendimento à comunidade vai além das ações mencionadas. Após as avaliações experimentais desenvolvidas na URA, as sobras da produção orgânica dos experimentos da URA são doadas periodicamente para hospitais, creches e escolas dos municípios vizinhos. Entre 2016 e 2017, foram distribuídos aproximadamente 2 mil kg de produtos orgânicos.

A Unidade de Referência em Agroecologia está instalada na Fazenda Experimental do Incaper Mendes da Fonseca. Trata-se de um polo de inovação e disponibilização de tecnologias sustentáveis, sobretudo na área de olerícolas. Esse trabalho foi vencedor do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional (edição 2014), realizado pelo Ministério da Integração Nacional, na categoria Projetos Inovadores.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli