21/08/2017 13h25 - Atualizado em 21/08/2017 13h18

Revista do Incaper é classificada no sistema de periódicos Qualis-Capes

O periódico “Incaper em Revista”, publicação técnico-científica anual do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) foi classificada no sistema de periódicos Qualis-Capes como B5 nas áreas de Ciências Agrárias I e C para Biotecnologia e Serviço Social.

 Segundo o diretor técnico do Incaper e presidente do Conselho Editorial do Instituto, Mauro Rossoni Júnior, essa posição foi resultado de muito trabalho, esforço e dedicação do quadro de profissionais do Instituto. “Com pouco tempo de existência, a revista já galgou uma classificação nesse sistema. A perspectiva é melhorar cada vez mais nossa pontuação”.

Na visão do pesquisador e integrante do Comitê Editorial da Revista José Aires Ventura, essa classificação demonstra a qualidade e reconhecimento dos trabalhos do Incaper. “Historicamente as publicações do Instituto têm excelente qualidade e focam temas atuais, para os quais o público-alvo tem carência de informações. Isto só foi possível com a atuação conjunta de profissionais altamente qualificados, tendo a maioria Mestrado e Doutorado, nas diferentes áreas do conhecimento, projetando os seus conhecimentos não só para a comunidade técnico-científica, mas também para a sociedade”

Ele destacou ainda que o reconhecimento do periódico Incaper em Revista pelo Qualis da Capes se deve, em grande parte, ao novo escopo de ser um periódico técnico-científico e pela consulta de seus artigos e respectivas citações, em artigos científicos e em trabalhos acadêmicos como TCC, Dissertações e Teses, tornando-se cada vez mais conhecida.

Já a coordenadora editorial do Incaper e presidente do Comitê Editorial “Incaper em Revista”, Liliam M. Ventorim Ferrão, afirma que o Incaper tem trabalhado no aprimoramento desse periódico. “Buscamos manter a qualidade e rigor técnico de nossas publicações com temas atuais e numa linguagem acessível a estudantes da graduação e de iniciação científica e a profissionais das ciências agrárias e áreas correlatas. Estamos muito felizes com essa classificação em tão pouco tempo de vida do periódico. Agradecemos a todos que, de alguma forma, contribuíram para esse resultado, fruto de muito trabalho, zelo e compromisso com o Incaper”.

 Classificação Qualis-Capes

 Segundo informações extraídas da página da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual. A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos. O Qualis Periódicos está dividido em oito estratos, em ordem decrescente de valor: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C.

 Essa classificação é realizada pelos comitês de consultores de cada área de avaliação seguindo critérios previamente definidos pela área e aprovados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC/ES), que procuram refletir a importância relativa dos diferentes periódicos para uma determinada área.

 Trajetória da “Incaper em Revista”

 O periódico “Incaper em Revista” foi lançado no ano de 2010 e a temática do primeiro número foi “Incaper, 10 anos de integração pesquisa e extensão”. Nessa edição, foram apresentadas 10 inovações tecnológicas e 10 experiências de desenvolvimento rural desenvolvidas pelo Instituto. Além disso, foram abordados os principais programas de pesquisa e desenvolvimento, além de estruturas e serviços especiais.

 Já os volumes 2 e 3, tiveram como tema principal o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater). Foram tratados o histórico do planejamento de Ater no Espírito Santo e Problemas e potencialidades subsidiam ações estratégicas do Proater.

 Até esse momento, a linha editorial da revista era técnico-informativa. A partir dos volumes 4 e 5, a revista passou por modificações, passando a ser técnico-científica, com a publicação de artigos de profissionais especialistas do Instituto. Esse número teve como tema de destaque a trajetória da pesquisa agropecuária no Espírito Santo.

 O volume 06 e 07 trouxe como temática principal “Estratégias de convivência com a estiagem e gestão de recursos hídricos no Espírito Santo”. Artigos como manejo eficiente da água na agricultura, sistemas agroflorestais com café e suas contribuições no contexto das mudanças climáticas e desenvolvimento e recomendação de cultivares com tolerância à seca estão entre os temas desse número.

 Para acessar cada um dos exemplares, clique aqui:

Volume 01

Volume 02 e 03

Volume 04 e 05

Volume 06 e 07

Assessoria de Comunicação do Incaper

 

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868

Twitter: @incaper

Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper