05/06/2023 21h55 - Atualizado em 06/06/2023 16h36

Seag e Incaper estreitam parceria com Embrapa Hortaliças

Foto: Incaper.
Ao final da tarde, o representante da Embrapa Hortaliças foi recebido pelos pesquisadores do Incaper, Hélcio Costa e José Salazar Zanúncio Júnior, que é gerente de Pesquisa da instituição, para um intercâmbio de conhecimentos na propriedade do produtor de tomate em cultivo de estufa, Luiz Felipe Uliana, localizada na Comunidade do Caxixe, em Venda Nova do Imigrante.

Com os objetivos de fortalecer os vínculos e estudar um possível convênio técnico para o desenvolvimento da horticultura no Espírito Santo, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) receberam, na tarde desta segunda-feira (05), o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Hortaliças, de Brasília (DF), Warley Marcos Nascimento, que também é presidente da Associação Brasileira de Horticultura (ABH).

Segundo o pesquisador, o Espirito Santo é potente em várias culturas no universo de hortaliças, entre elas, tomate, taro (inhame), gengibre, morango, pimentão, repolho, alface, chuchu, entre outras. Nesse contexto, dentre os vários itens que a Embrapa sinalizou como possibilidade de favorecer o Estado por meio da possível formalização dessa parceria institucional, estão o incentivo ao consumo de hortaliças por jovens e crianças, sendo uma ação que pode ser realizada por meio de hortas pedagógicas, com enfoque em sustentabilidade, consciência e segurança alimentar; a continuidade das ações de revitalização da cultura do alho, que já esteve em ascensão no Estado, com o enfoque da retomada deste cenário no Estado e o incremento de um sistema de plantio direto de hortaliças na agricultura de montanhas no Espírito Santo.

“A ideia é contribuir para a inovação e a sustentabilidade da olericultura e da segurança alimentar, daí a necessidade de contar com apoios nesse ambiente produtivo”, completou o pesquisador Warley Nascimento.

Franco Fiorot, que recebeu o pesquisador na Sede do Incaper, em Vitória, lembrou que tal proximidade com a Embrapa poderá trazer mais visibilidade ao setor e contribuir com o seu crescimento. “O Incaper orienta as atividades que envolvem a produção de hortaliças em todos os municípios do Estado, com resultados predominantemente desenvolvidos por agricultores familiares. Dessa forma, se a pesquisa agropecuária do Incaper tem a possibilidade de trabalhos de pesquisa em rede das duas instituições, o Espirito Santo terá uma grande oportunidade de alavancar o cultivo de produtos considerados base da alimentação da população”, disse.

Em seguida, foi a vez de Warley Nascimento se reunir com o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, para conversarem a respeito do cenário de hortaliças no Espírito Santo, os desafios e oportunidades. Também participaram das discussões o subsecretário de Estado da Seag, Michel Tesh, o diretor técnico do Incaper, Antonio Elias Souza da Silva e o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Incaper, o extensionista Agno Tadeu da Silva.

"Este é mais um momento importante para encaminhamentos de parcerias com a Embrapa, no sentido de fortalecer ações conjuntas de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a agropecuária capixaba, por meio do Incaper. Além da correalização do recente evento Caravana Embrapa, já interagimos com o Centro de Pesquisa de Florestas e agora com o Centro de Pesquisa em Hortaliças. Tudo isso para avançarmos ainda mais na geração e na socialização de conhecimentos que dão competitividade às diversas cadeias produtivas do agro do Espírito Santo”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

“Precisamos também validar tecnologias geradas pela Embrapa no Estado e nos organizar para darmos saltos ainda maiores em cadeias produtivas de hortaliças, que são importantes e promissoras, e precisam ser potencializadas, como são os casos do tomate, morango, gengibre e do alho, entre outras, além da área de bioinsumos", completou Bergoli.

Ao final da tarde, o representante da Embrapa Hortaliças foi recebido pelos pesquisadores do Incaper, Hélcio Costa, Luiz Fernando Favarato e José Salazar Zanúncio Júnior, que é gerente de Pesquisa da instituição, para um intercâmbio de conhecimentos na propriedade do produtor de tomate em cultivo de estufa, Luiz Felipe Uliana, localizada na Comunidade do Caxixe, em Venda Nova do Imigrante.

“Nosso propósito é desenvolver mais parcerias para aprimorarmos as nossas tecnologias para que sejam cada vez mais sustentáveis, que atendam aos produtores rurais e fortaleçam a nossa pesquisa, de forma integrada com as ações de Ater”, destacou Salazar.

Texto: Tatiana Toniato Caus

Informações à Imprensa: