25/09/2017 08h56 - Atualizado em 25/09/2017 08h50

Seminário regional de produção agroecológica ocorrerá em Nova Venécia no próximo dia 28

Incentivar a adoção de práticas agroecológicas na região de Nova Venécia e no entorno é um dos objetivos do Seminário Regional de Produção Agroecológica, que será realizado no próximo dia 28 de setembro. O evento reunirá agricultores agroecológicos e em transição, além de estudantes com interesse no tema.

Segundo a extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Jozyellen Nunes da Costa, o seminário busca semear a agroecologia no município de Nova Venécia e em cidades vizinhas. “O Instituto tem contribuído na mobilização de agricultores para a atividade, além de participar da construção das oficinas do evento”, informou Jozyellen.

Para a agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste (BNB) Sônia de Oliveira Santos, o evento está dentro do Plano de Ação Territorial de Agroecologia do BNB. “O banco está patrocinando esse evento, que busca contribuir com informação e formação para o público desse segmento”, falou Sônia.

Na programação do evento, haverá palestras e oficinas. Entre os principais temas debatidos estão permacultura e agrofloresta, sementes crioulas, segurança alimentar, agregação de valor aos produtos e homeopatia.

O Seminário é realizado pela Central das Associações e Organizações Sociais de Nova Venécia, apoiado pelo Incaper, pela Prefeitura de Nova Venécia, pelo Ifes, pelo Projeto Interagir para Construir, pela Associação Veneciana de Agroecologia e pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

Confira a programação do evento:

8h - Credenciamento e café da manhã

8h30 - Abertura oficial

9h - Palestra: Produção Agroecológica com Permacultura e Agrofloresta

Palestrante: Mario Eduardo Fraga da Silva - Banco do Nordeste -  Ambiente de Desenvolvimento Territorial - Célula de Meio Ambiente

10h - Palestra: Produção Agroecológica e o Domínio de Sementes Crioulas

Palestrante: José Arcanjo Nunes - Gerente da Agricultura Familiar da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG)

11h - Palestra: Produção Agroecológica e Segurança Alimentar

Palestrante: Valmir José Noventa - Coordenação Estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)

12h -  Almoço com apresentação cultural

13h - Oficinas

Oficina sobre conservação e seleção de sementes crioulas na produção agroecológica

Instrutores:  Moizes Marré - Gestor em Desenvolvimento Rural Sustentável e extensionista do Incaper de Nova Venecia e Primo Dalmasio - Produtor Rural Agroecológico.

Oficina de Conserva de Alimentos Orgânicos como fonte de geração de renda e agregação de valor para a produção agroecológica.

Instrutoras: Jozyellen Nunes da Costa, Economista Doméstico do Incaper de Nova Venécia; Angélica Carvalhais de Oliveira, Economista Doméstico do Incaper de Pancas; Vitorina Colonna - Agricultora e produtora de Conservas Vegetais de produção orgânica.

Oficina Cores da Terra: para uma perspectiva agroecológica na produção de tintas. Instrutoras: Fernanda Casagrande Macedo, Economista Doméstica - Incaper de São Mateus; Maria Auxiliadora Corona Gava - Artesã.

Oficina de Homeopatia:  técnica social alternativa na produção agroecológica

Instrutor: Pedro Paulo Colonna - Produtor rural e praticante das técnicas sociais aplicadas na agroecologia.

Oficina de EM: Técnica social alternativa na produção agroecológica

Instrutora: Marlene Andrade da Silva Costa - Bacharela em Biologia

15h30 - Plenária Final e Encerramento

Serviço:

Evento: Seminário Regional da Produção Agroecológica

Data:  28 de setembro de 2017 (quinta-feira)

Horário: 8h às 16h

Local: Cerimonial D’ Venezia (Rua Sergipe, 667 – Bairro Margarete, Nova Venécia - ES)

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Twitter: @incaper